Fechar menu lateral

Religando – Matrículas abertas para o Módulo V

Banner do modulo V do Religando

Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia

Módulo V

O “Religando” tem por objetivo transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aproximação virtual para momentos de aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da religião. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e se destinam a toda comunidade. Todxs são bem vindxs!!!

 

Os cursos serão certificados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É necessária a frequência de 75% para receber certificado.

 

Inscrições: 06/11  a 12/11 (ou quando as vagas forem preenchidas)

 

Link para inscrição no Modulo V do Religando 

Cursos:

 

Prof. Paulo Nogueira (PUCCamp)

Profa. Elisa Rodrigues (UFJF)

Segunda-feira, 18:00 às 19:40 (16/11, 23/11, 30/11)

 

  1. Nem só de igreja vive o crente: introdução à cena evangélica nacional

Prof. Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN)

Terça-feira, das 15h às 16h40 (17/11, 24/11 e 01/12)

 

  1. Cristianismo conservador, política e laicidade no Brasil atual

Prof. Marcelo Camurça (UFJF)

Quinta-feira, 16:00 às 17:40hs (19/11, 26/11, 03/12)

 

 

Descrição dos cursos

Prof. Paulo Nogueira (PUCCamp)

Profa. Elisa Rodrigues (UFJF)

Segunda-feira, 18:00 às 19:40 (16/11, 23/11, 30/11)

A religiosidade cristã é conhecida e compartilhada por diversas sociedades espalhadas pelo mundo, razão pela qual pode-se dizer que é uma religião mundial. No entanto, não se pode afirmar que ela seja a mesma em cada uma das sociedades e regiões em que se estabeleceu. Historicamente, a religiosidade cristã foi sendo conjugada numa diversidade de cotidianos e práticas sociais, sob o efeito de processos de crises, disputas e controvérsias desde a segunda metade do I século da Era Comum. Ao longo dos séculos, a experiência religiosa cristã que se mostrava plural desde as origens, foi se multiplicando e se diversificando à medida em que os mais distintos grupos sociais aderiram ou se converteram às ideias e às crenças cristãs. Daí que se pode afirmar que desde suas origens, a experiência religiosa cristã produziu diversos cristianismos que se organizaram em tornos de distintas narrativas sobre vida, ensinos e feitos de Jesus. Narrativas que vieram das margens, produzidas por populações marginalizadas e proscritas dos círculos de poder. Portanto, cristianismos nascidos da crítica social, da subversão das religiões normativas e de culturas populares. Esse curso propõe o estudo dessa experiência cristã das origens: plural, marginal, criativa e popular. Sobretudo, pretende-se estudar essa religiosidade a partir das chaves interpretativas: cristianismos originários, narrativas e cultura popular. Entende-se que essa perspectiva compreensiva da religiosidade cristã de um passado historicamente longínquo tenha potencial para produzir narrativas significativas para os cristianismos contemporâneos.

 

  1. Nem só de igreja vive o crente: introdução à cena evangélica nacional

Prof. Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN)

Terça-feira, das 15h às 16h40 (17/11, 24/11 e 01/12)

O objetivo desse curso é fornecer um mapa do cenário evangélico brasileiro, a fim de facilitar o reconhecimento de seus elementos principais. No primeiro dia serão apresentadas as bases do que será discutido; no segundo será feito um panorama das igrejas evangélicas, destacando as correntes principais; e o terceiro dia será dedicado ao circuito evangélico, que é um mundo que surge em paralelo às igrejas, gerado a partir de reuniões caseiras, lojas e livrarias, shows gospel, eventos variados, mídias e etc.

Palavras-chave: Protestantismo, Pentecostalismo, Religião vivida.

 

  1. Cristianismo conservador, política e laicidade no Brasil atual

Prof. Marcelo Camurça (UFJF)

Quinta-feira, 16:00 às 17:40hs (19/11; 26/11; 03/12)

Este curso tem por finalidade examinar as estratégias pelas quais as principais igrejas evangélico-pentecostais e segmentos católicos tradicionalistas ocuparam o poder político para estabelecer uma normatividade através da qual valores de sua dogmática religiosa são convertidos em projetos de políticas públicas. Busca ainda analisar a influência destas forças cristãs conservadoras na eleição de um governo de extrema direita no Brasil.

 

Comissão organizadora:

Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)

André Yuri Abijaudi (UFJF)

Danilo Mendes (UFJF)

Gustavo Martins (UFJF)

Paulo Henrique Lopes (UFJF)

Maiara Miguel (UFJF)

Marcelo Massi (UFJF)

Rafael Bertante (UFJF)

William Falcão (UFJF)