Fechar menu lateral

Religando – Matrículas abertas para o Módulo IV

Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia. Módulo IV

 

O “Religando” tem por objetivo transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aproximação virtual para momentos de aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da religião. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e se destinam a toda comunidade. Todxs são bem vindxs!!!

 

Os cursos serão certificados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É necessária a frequência de 75% para receber certificado.

 

Inscrições: 22/09  a 25/09 (ou quando as vagas forem preenchidas)

 

Link para inscrição

 

  

Cursos:

 Religiões afro-brasileiras: vamos conversar sobre elas?

Profa. Zuleica Dantas Pereira Campos

Profa. Gilciana  Paulo Franco

Terça-feira, 19hs às 20:40hs (29/09, 06/10, 13/10)

 

Religião, racismo e subjetividade em tempos de pandemia

Prof. André Santanna

Quinta-feira, 16hs às 17:40hs (01/10, 08/10, 15/10).

 

O fundamentalismo e as tensões políticas no Brasil e nos Estados Unidos.

Prof. Daniel Rocha

Prof. Jorge William Falcão Jr.

Quinta-feira, 19:00 às 20:40. (01/10, 08/10, 15/10)

 

  1. Religiões afro-brasileiras: vamos conversar sobre elas?

Profa. Zuleica Dantas Pereira Campos

Profa. Gilciana  Paulo Franco

Terça-feira, 19hs às 20:40hs.

Pretendemos neste módulo apresentar a diversidade de modalidades e tradições religiosas afro-brasileiras que podem ser encontradas em todo o território nacional. Enveredaremos por suas características e singularidades assim como pela forma que são organizados hierarquicamente. Também pretendemos abordar o processo de discriminação e repressão a que são submetidas e as diversas estratégias de resistência. Refletiremos em torno de temáticas que perpassam o cotidiano do chamado “povo do santo” para, por fim, pensarmos como essas questões podem ser abordadas no ensino básico de forma a contribuir com o diálogo religioso e consequentemente com o combate ao racismo e a intolerância religiosa.

 

 

  1. Religião, racismo e subjetividade em tempos de pandemia

Prof. André Santanna

Quinta-feira, 16hs às 17:40hs.

O presente curso tem como proposta realizar a análise do eixo religião, racismo e os processos de formação da subjetividade no Brasil, através das lentes da Psicologia Social Crítica. Considerando a dinâmica sócio-histórica na dialética indivíduo sociedade para verificar como o eixo religião, racismo e subjetividade pode ser palco de morte mas também de renascimentos.

  1. O fundamentalismo e as tensões políticas no Brasil e nos Estados Unidos.

Prof. Daniel Rocha

Prof. Jorge William Falcão Jr.

Quinta-feira, 19:00 às 20:40.

O curso de caráter introdutório objetiva discutir surgimento e a consolidação do fundamentalismo evangélico em meio às tensões teológicas e políticas no Brasil e nos Estados Unidos. Iniciaremos abordando as propostas de “purificação” da igreja e da sociedade esboçadas por teólogos e políticos evangélicos ao longo do século XIX. Em seguida, discutiremos o chamado “fundamentalismo histórico” dos anos 1920 e suas polêmicas no campo da teologia e, também no espaço público. Por fim, exploraremos quais as influências do fundamentalismo norte-americano do final da década de 70 estão presentes nos discursos e no modus operandi de setores conservadores do “mundo evangélico” no Brasil das últimas décadas.

 

Comissão organizadora:

Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)

André Yuri Abijaudi (UFJF)

Danilo Mendes (UFJF)

Gustavo Martins

Paulo Henrique Lopes (UFJF)

Maiara Miguel (UFJF)

Marcelo Massi (UFJF)

Rafael Bertante (UFJF)

William Falcão (UFJF)