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Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia – Módulo III

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Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia. Módulo III

O “Religando” tem por objetivo transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aproximação virtual para momentos de aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da religião. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e se destinam a toda comunidade. Todxs são bem vindxs!!!

 

Os cursos serão certificados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É necessária a frequência de 75% para receber certificado.

 

O “Religando” tem por objetivo transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aproximação virtual para momentos de aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da religião. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e se destinam a toda comunidade. Todxs são bem vindxs!!!

 

Os cursos serão certificados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É necessária a frequência de 75% para receber certificado.

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Inscrições: 04/08 a 09/08 (ou quando as vagas forem preenchidas)

 

Link para inscrição (Somente será aceita inscrição em, no máximo, dois cursos por pessoa!):download (1)

    https://forms.gle/CgAdy9RCirTVTDde7

  

 

 

Cursos:

1.As dimensões religiosas do autoritarismo político

Terças-feiras, 19:00 às 20:40

Prof. Dr. Frederico Pieper

Prof. Ms. André Yuri

Profa. Ms. Maiara Miguel

2. Ensino Religioso hoje: Por onde começar e o que ensinar?

Quartas-feiras, 16:00 hs às 17:40 hs.

Profa. Dra. Elisa Rodrigues

Profa. Dra. Andrea Silveira

 

Com a participação:

Profa. Ms. Nathália Martins

Profa. Ms. Tânia Alice Oliveira

Grupo de Pesquisa em Religião, Educação e Gênero (REDUGE)

 

3.Introdução ao Islam: fontes escriturárias, mulheres e pandemia

Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa (FFCLRP/USP)

Quintas-feiras, 19:00 às 20:40

 

 

Descrição dos cursos

 

1.As dimensões religiosas do autoritarismo político

Terças-feiras, 19:00 às 20:40

Prof. Dr. Frederico Pieper

Prof. Ms. André Yuri

Profa. Ms. Maiara Miguel

 

Além de ser uma forma de exercício política do poder, os autoritarismos também se valem da religião para implementação de suas agendas. Partindo desse princípio, esse curso busca explorar como os autoritarismos evocam a dimensão religiosa para se legitimar e implementar suas propostas. Religião é entendida a partir de duas perspectivas. Em primeiro lugar, religião é um conjunto de símbolos, mitos, ritos e doutrinas. Por outro lado, ela é também um sentimento que responde certas expectativas humanas, organiza tempo e espaço e dá sentido à vida.

Esse tema será analisado em três momentos distintos. Em primeiro lugar, vamos analisar a ascensão do nazismo na Alemanha e sua articulação com a tradição luterana, numa aliança entre Igreja e Estado. Em segundo lugar, vamos explorar a construção de narrativas e de mitos na ascensão de governos de extrema direita no início do século XXI. Por fim,  vamos considerar a dimensão sacrificial presente na necropolítica por meio do flexibilização da violência que se concretiza no matar e no morrer. Essa lógica se mostra fundamental para manutenção da necropolítica e para expurgar a violência pela violência através do sacrifício e suas justificativas.

 

2.Ensino Religioso hoje: Por onde começar e o que ensinar?

Quartas-feiras, 16:00 hs às 17:40 hs.

Profa. Dra. Elisa Rodrigues

Profa. Dra. Andrea Silveira

 

Com a participação:

Profa. Ms. Nathália Martins

Profa. Ms. Tânia Alice Oliveira

Grupo de Pesquisa em Religião, Educação e Gênero (REDUGE)

 

Ementa:

Considerando o Ensino Religioso (ER) componente curricular previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2018, este curso pretende atender aos professores e professoras que trabalham lotados nos sistemas públicos de educação e interessados(as) em abordar o fenômeno religioso de forma criativa e reflexiva, com o intuito de promover compreensão sobre as diversas religiões e religiosidades próprias ao contexto sociocultural brasileiro. Neste curso, apresentaremos e discutiremos caminhos para o desenvolvimento de conteúdos relativos ao ER para o ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), à luz da perspectiva teórica e metodológica oferecida pela Ciência da Religião. O curso dividido em três encontros com duração de 1h40 por sessão. As sessões serão roteirizadas com base na proposta da BNCC, com atenção especial a um enquadramento teórico e sugestões de práticas. Pretende-se que ao término das três sessões, professores e professoras de Ensino Religioso reúnam noções teóricas, condições metodológicas e ideias que lhes permitam elaborar e implementar dinâmicas de aulas sobre religião, de acordo com as regulações que visam o ensino sobre religião em perspectiva reflexiva, criativa, autônoma e pluralista.

 

Sessão 1 – O Ensino Religioso na BNCC: por onde começar? Professoras Elisa Rodrigues e Andréa Silveira

 

  1. a) O que significa dizer que o ER é uma “área de conhecimento”? b) O que é o conhecimento religioso: a curiosidade pela descoberta do fenômeno c) Qual a diferença entre ensinar “sobre” religião ou “de” religião na sala de aula?

 

Sessão 2 – As competências específicas do ER: escolar, reflexivo e investigativo Professora Elisa Rodrigues. Participação Nathália F. Sousa Martins

 

  1. a) Em que a CRE ajuda no planejamento das aulas de ER? (Mitos e narrativas, ritos e práticas. A linguagem e a experiência religiosa b) Conceitos importantes: imanência, transcendência, identidade, alteridade c) As unidades temáticas 1. Identidades e alteridades 2. Manifestações religiosas 3. Crenças religiosas e filosofias de vida

 

Sessão 3 – Do 1º ao 9º ano: do concreto ao abstrato. A experiência como chave para o ensino sobre religião nas escolas públicas Professora Andréa Silveira. Participação Tania Alice de Oliveira

 

  1. a) Anos iniciais: o concreto b) Anos finais: o abstrato c) A abertura para o universo religioso como ponte para o diálogo e o respeito pelas alteridades

 

3.Introdução ao Islam: fontes escriturárias, mulheres e pandemia

Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa (FFCLRP/USP)

Quintas-feiras, 19:00 às 20:40

Este curso objetiva fazer uma introdução ao Islam a partir das fontes escriturárias Sharia (Alcorão e Sunnah/hadices), dos direitos e deveres das mulheres e homens na sociedade islâmica e os modos de vivenciar rituais religiosos durante a pandemia. O Islam como religião monoteísta apresenta em seu livro sagrado um código de vida para o crente, mas enfrenta sempre leituras literalistas e descontextualizadas, do mesmo modo o lugar da mulher é sempre lido como submisso e ligado à opressão que atribuem ao véu ou qualquer outra vestimenta islâmica. Por fim, o curso abordará o cotidiano islâmico em tempos de isolamento social, como a comunidade reinventou seus espaços sagrados em meio ao Ramadan e outras festas importantes do calendário islâmico. Sugiro aos participantes que assistam aos documentários produzidos ao longo das minhas pesquisas na ordem a seguir:

1)         Allahu Akbar https://vimeo.com/37372714

2)         Sacríficio https://vimeo.com/41171372

3)         Allah, Oxalá na trilha Malê http://lisa.fflch.usp.br/node/219

4)         Vozes do Islã https://vimeo.com/37374463

 

Maiores informações em: www.ufjf.br/ppcir ou pelo e-mail: cursos.livres.religiao@gmail.com

 

Comissão organizadora:

Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)

André Yuri Abijaudi (UFJF)

Danilo Mendes (UFJF)

Gustavo Martins

Paulo Henrique Lopes (UFJF)

Maiara Miguel (UFJF)

Marcelo Massi (UFJF)

Rafael Bertante (UFJF)

William Falcão (UFJF)

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