Fechar menu lateral

Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia. Módulo II

Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia. Módulo II

O “Religando” tem por objetivo transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aproximação virtual para momentos de aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da religião. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e se destinam a toda comunidade. Todxs são bem vindxs!!!

 

Os cursos serão certificados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É necessária a frequência de 75% para receber certificado.

download 

Inscrições: 29/06 a 03/07 (ou quando as vagas forem preenchidas)

 

Link para inscrição (Somente será aceita uma única inscrição por pessoa!):

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7aP-YhoOvFSOpOA9oMdeYRsmFv3hWgk8f-RuQuvC2kHHyxw/viewform

  

Cursos:

 

  1. Mídia, Religião e Política no Brasil contemporâneo (Magali Cunha), segundas, 19:00 às 20:40.

 

  1. Presença e atuação missionária entre os povos indígenas no Brasil (Maria Cecília Simões e Siloeh Cerqueira Piermatei), terças, 19:00 às 20:40

 

  1. Religião, arte e os horizontes da vida (Arnaldo Huff Jr e Vinicius Tobias), quartas, 14:00 às 15:40

 

  1. Religião e pedagogias de gênero e sexualidade (André S. Musskopf e EdlaEggert), quintas, 19:00 às 20:40.

  

 1 . Mídia, Religião e Política no Brasil contemporâneo

Profa. Dra. Magali Cunha

Datas: às segundas-feiras (06, 13, 20/07)

Horário: 19:00 às 20:40

Uma síntese histórica da relação entre mídia, religião e política, desde a formação da Bancada Evangélica no Congresso Federal em 1987, com a fisiológica concessão públicas de rádios e TVs, até o protagonismo evangélico no governo de Jair Bolsonaro, o “ciúme” dos católicos romanos e a ampliação das demandas por liberdade religiosa da parte das religiões de matriz afro-brasileira. Análise da força das mídias sociais e a explosão das fake news entre grupos religiosos. A reconfiguração de um fundamentalismo religioso-político em terras brasileiras a partir de 2010.

Aula 1: Síntese histórica 1987-2020

Aula 2: A força das mídias sociais e a explosão das fake news entre grupos religiosos

Aula 3: A reconfiguração de um fundamentalismo religioso-político em terras brasileiras a partir de 2010.

Datas: às segundas-feiras (06, 13, 20/07)

Horário: 19:00 às 20:40

 

2. Presença e atuação missionária entre os povos indígenas no Brasil

Profa. Dra. Maria Cecília Simões (UFJF)

Profa. Ms. Siloeh Cerqueira Lopes Piermatei

A presença do cristianismo nas áreas indígenas no Brasil é histórica e data de 1500, quando juntamente com a coroa portuguesa a igreja atracou no litoral brasileiro. Ao longo de 520 anos o convívio entre povos indígenas e cristianismo resultou nas mais diversas dinâmicas possíveis, tendo como pano de fundo, na grande maioria das vezes, uma relação de poder pautada pela violência e pelo espólio. Na atualidade ainda são muitos os casos de violência e perda de direitos dos povos indígenas, seja por meio de ações diretas do Estado, visando o interesse de grupos políticos e econômicos, seja pela atuação de agências religiosas que tem se articulado com estes grupos, formando uma frente de ataque aos direitos indígenas principalmente no que diz respeito a seu território e à sua autodeterminação. Por outro lado, existem no Brasil grupos convertidos ao cristianismo, assim como agências indígenas e indigenistas que buscam superar as práticas coloniais tão arraigadas nesta relação, gerando uma cadeia complexa que ultrapassa as chaves de compreensão pautadas por um dualismo colonizador-colonizado. Neste sentido, o curso pretende apresentar, a partir de 3 módulos, as complexidades envolvidas na relação entre cristianismo e povos indígenas e os desdobamentos atuais desta relação nas diversas esferas envolvidas.

Módulo 1: Panorama sobre a presença e a atuação missionária entre os povos indígenas no Brasil.

Módulo 2: O sentido das conversões e da religiosidade cristã nos contextos indígenas.

Módulo 3:  Missão, política indigenista e violação de direitos no cenário atual.

Datas: àsTerças-feiras (dias 07, 14, 21/07)

Horário: 19:00 às 20:40

 

3. Religião, arte e os horizontes da vida

Prof. Dr. Arnaldo Érico Huff Júnior (Dep. de Ciência da Religião da UFJF)

Prof. Ms. Vinícius Tobias (Doutorando em Ciência da Religião pelo PPCIR/UFJF)

O curso tratará das relações entre religião e arte, privilegiando a música e a poesia, e suas implicações para o sentido e os horizontes da vida individual e social. Rubem Alves e Paulo Leminski oferecerão ideias como ponto de partida. Caminhando por esses autores, buscaremos entender os meios que oferecem – seja teórica, alegórica ou poeticamente – para pensar uma dimensão não alienada da experiência de estar vivo: o cultivar da paixão, o estar presente na existência, mesmo frente a uma realidade de forte avanço de tecnicização, sujeição à informação e automação de corpos.

O curso pretende evidenciar como nesses autores há uma imbricação de religião e arte no centro da vida, o que evoca também a questão política, não aquela que assume a linguagem do poder, e sim aquela que acredita no poder da linguagem, pelo qual universos são criados e transformados. Serão abordados temas como a perspectiva compreensiva da religião; as interfaces entre religião e arte; e os desdobramentos e incidências da religião e da arte na vida e na trajetória de indivíduos e grupos.

Datas: às quartas-feiras (dias 08, 15, 22/07)

Horário: 14:00 às 15:40

 

4.  Religião e pedagogias de gênero e sexualidade

Prof. Dr. André S.Musskopf (Dep. de Ciência da Religião da UFJF)

Profa. Dra. Edla Eggert (PUC/RS)

O curso apresenta e discute a relação entre religião, educação e questões de gênero e sexualidade. O foco está em como, no contexto atual, a religião tem sido acionada para interferir nas políticas educacionais naquilo que se refere a gênero e sexualidade, bem como de que forma tanto a educação quanto a religião lançam mão de pedagogias de gênero e sexualidade para sua constituição e para a reprodução de determinados valores e formas aceitas de identidade e comportamento.

Datas: às quintas-feiras (dias 09, 16 e 23 de Julho)

Horário: 19:00 às 20:40

Maiores informações em: www.ufjf.br/ppcir ou pelo e-mail: cursos.livres.religiao@gmail.com

 

Comissão organizadora:

Prof. Dr. Frederico Pieper (UFJF)

André Yuri Abijaudi (UFJF)

Danilo Mendes (UFJF)

Gustavo Martins

Paulo Henrique Lopes (UFJF)

Maiara Miguel (UFJF)

Marcelo Massi (UFJF)

Rafael Bertante (UFJF)

William Falcão (UFJF)

IMG-20200629-WA0006WhatsApp Image 2020-06-29 at 9.33.32 AM (3)WhatsApp Image 2020-06-29 at 9.33.32 AM (1)WhatsApp Image 2020-06-29 at 9.33.32 AM (2)