PPCIR – Inscrições para o VII Congresso da ANPTECRE

Estão abertas as inscrições para o VII Congresso da ANPTECRE – Associação de Pós-graduação em Teologia e Ciência da Religião
17 a 20 de Setembro de 2019 – PUC Rio

Para pessoas que realizam pesquisas no tema Religião e Educação estão abertas as submissões de comunicação oral para o GT 01Religião e Educação

Este Grupo de Trabalho organiza estudos e pesquisas sobre a relação entre educação, cultura e religião, um campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Ciências da Religião e Teologia e, em especial, de Ciências da Religião Aplicada. Com perspectiva interdisciplinar, a intenção deste GT é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem em espaços de formação e de ensino. Esse núcleo abrange temas como religião como objeto de estudo, ensino religioso, ensino sobre religião em ambientes escolares, religião nos currículos escolares, educação e religião na esfera pública, diversidades religiosas e étnico-culturais, formação inicial e continuada para o ensino sobre religião, metodologias e subsídios pedagógicos para o ensino sobre religião. Tais eixos visam o debate e o desenvolvimento do conhecimento sobre o tema religião e educação, bem como a socialização dos resultados e da produção desse campo para a educação brasileira. Objetiva-se com essa discussão a compreensão, a transformação e a consolidação de práticas e políticas educacionais relacionadas ao fenômeno religioso, aqui, apresentadas como plataformas para a formação de cidadãos e cidadãs cientes de seus direitos e deveres.

Coordenadores:
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (UEPA)
Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)
Dr. Lusival Antônio Barcellos (UFPB)
Dra. Laude Brandenburg (EST)