Fechar menu lateral

Seminário Internacional “Cinco lições sobre « As duas Morais » Kant e Nietzsche” – 04 a 08/12

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF apresenta, neste mês de dezembro o “II Seminário Internacional do Cinco lições sobre « As duas Morais » Kant e Nietzsche”.

Palestrante: professor Dr. Gérard Bensussan, Université de Strasbourg, França.
Professor visitante no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF.
Local : Auditório II do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.
Data : 04 a 08 de dezembro de 2017 – Horário: 14h às 16h

 

Programa

Ao tratarmos de « duas morais » não estamos nos referindo ao lugar comum de uma duplicidade da moral, constatando-a através de uma atitude cínica ou com um certo incorfomismo indignado. O título indica a extrema complexidade, não somente « teórica », mas, justamente, « moral » de todo o questionamento moral.
A moral exige que se considere a radical heterogeneidade entre a inscrição do duelo, a relação a dois, ética, erótica, fraterna, e o registro da multiplicidade das relações entre os homens, intersubjetiva, política e jurídica. As regras que valem e prevalecem na esfera da relação a dois não saberiam reger a esfera social, o que também é verdadeiro para o inverso, sobre o risco de desastre moral.
As experiências vividas na dualidade do face a face não são homologas e nem semelhantes àquelas que se estabelecem dentro da diversidade das relações inter-humanas, suas práticas e os seus fracassos, a justiça, o amor, o perdão ou a hospitalidade, incluindo ai também a violência e o terrorismo.
O seminário seguirá o sinuoso caminho de exploração dessa diferença, em torno de um diálogo interminável entre Kant e Nietzsche, no qual Levinás ocupará secretamente o seu lugar – já que todos os dois, ou todos os três, cada um à sua maneira, já disseram « tudo » sobre a questão.

 

* As conferências serão proferidas em francês com tradução projetada em tela. Perguntas em tradução consecutiva.

 

Inscrições por email no email : ppgcir.ich@ufjf.edu.br
Para alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião/UFJF, a participação no Seminário terá validade de 1 crédito.

 

Dia 04/12 – primeiro encontro – O problema
Dia 05/12 – segundo encontro – Sobre Kant e o sentimento moral
Dia 06/12 – terceiro encontro – De Kant à Nietzsche
Dia 07/12 – quarto encontro – Niilismo e Moral
Dia 08/12 – quarto encontro – Levinás, entre Nietzsche e Kant

 

Baixe a Programação em pdf

 

Dr. Gérard Bensussan é professor de filosofia na Universidade de Strasbourg e diretor de pesquisas nos Archives Husserl na École normale supérieure. Especialista em filosofia alemã e filosofia judaica.
É autor de Dictionnaire critique du marxisme, Paris, PUF1985 ; Questions Juives, Osiris, Paris, 1988 ; La philosophie allemande dans la pensée juive, PUF, 1997 ; Franz Rosenzweig. Existence et Philosophie, PUF, 2000; Le temps messianique. Temps historique et temps vécu, Vrin, 2001 ; Qu’est-ce que la philosophie juive ? Desclée de Brouwer , 2004; Heidegger. Le danger et la promesse, Paris, 2016 ; Marx le sortant, Hermann, 2007; Ethique et expérience. Levinas politique, Strasbourg, 2008 ; Dans la forme du monde. Sur Franz Rosenzweig. Herman, 2009 ; L’impatience des langues, Paris, 2010 ; Les équivoques de l’éthique ; Les Âges du monde de Schelling, Une traduction de l’absolu Paris, Vrin, 2015 ; Les deux morales, Vrin, 2018 ; Proust et Schelling, Garnier, 2018