Palestra “Usos religiosos do espaço público na Zona Portuária na cidade do Rio de Janeiro” – dia 25/10

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião/UFJF apresenta, neste dia 25/10, a palestra “Usos religiosos do espaço público na Zona Portuária na cidade do Rio de Janeiro”.
A palestrante será a professora Sandra Carneiro, docente da UERJ, que exporá parte da sua pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no PPCIR/UFJF.

Resumo da palestra:
O inventário de uma cartografia que se constrói pelos usos religiosos do espaço urbano na Zona Portuária é o objetivo mais geral deste estudo.  Esse mapa na maior parte das vezes “invisível” da cidade resulta das ações e das práticas de grupos culturais e/ou religiosos de diferentes matizes, que na última década vem se apropriando dos espaços públicos naquela região.  Entendo estes usos como a instituição de alternativas aos tradicionais espaços de vivência da fé e a apropriação temporária de ruas, praças e logradouros públicos. Ou seja, são maneiras novas de “praticar a cidade”, cujas implicações vem sendo objeto de análise nesta pesquisa, ainda em fase de conclusão.A novidade na ação desses grupos religiosos ou não, contemplados no estudo, que dá base às reflexões, consiste principalmente na reelaboração de determinadas práticas, acompanhada da ressignificação de antigos símbolos e de reinterpretações das tradições. Acredito que esses usos religiosos do espaço urbano trazem elementos novos à discussão sobre o lugar da religião no espaço público assim como ajudam a entender as novas sociabilidades que se vão instituindo nos marcos das transformações urbanísticas que está ainda em processo naquela região.

A apresentação terá início às 19h deste dia 25/10, na Sala A-III-10 do Instituto de Ciências Humanas/UFJF.

A participação é livre para todos os alunos e professores do ICH/UFJF.