Fechar menu lateral

Defesa Dissertação – 03 março

Título:
Do ecumenismo libertador à libertação ecumênica: uma análise do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (1974-1994)

Mestrando: Fábio Henrique Pinheiro de Abreu
Local: Sala 1601 do ICH
Data: 03/03/2010 às 14:00h

Banca Examinadora:
Prof. Zwinglio Mota Dias – UFJF
Prof. Arnaldo Érico Huff Júnior – UFJF
Prof. Rudolf von Sinner – EST-RS

Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo acompanhar e analisar o movimento de renovação teológica que deu origem, em 1974, ao Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI). A partir da contextualização do desenvolvimento da reflexão teológica ecumênica latino-americana e brasileira, liderada por setores do protestantismo histórico de missão, este trabalho pretende analisar as razões que proporcionaram o nascimento de uma nova linguagem teológica protestante na América Latina, responsável por impulsionar setores do protestantismo à afirmação de um projeto político-religioso alternativo, voltado para a tarefa libertária de humanização da vida. Esta linguagem teológica, construída a partir da contextualização das discussões em torno à temática da responsabilidade social promovidas pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), ensejou uma nova forma de relacionamento entre religião e sociedade, fé e política. A história do CEDI, conseqüência direta desse movimento de renovação teológica, representa uma práxis ecumênica ampla, comprometida com os desafios da sociedade e com a tarefa de construção democrática do Brasil.
Esta pesquisa, ao resgatar sua história, constitui uma análise da práxis ecumênica brasileira e dos elementos teológicos que a fundamentam.
Palavras-chave: Protestantismo; Ecumenismo; Responsabilidade social; Ética; Secularização