Fechar menu lateral

Defesa de Tese – 31 agosto

Título:
Religiões de matriz africana: trajetórias, alianças e conflitos

Doutoranda: Maria da Graça Floriano
Local: Anfiteatro do ICH
Data: 31/08/2009 às 10:00h

Banca Examinadora:
Profª. Fátima Regina Gomes Tavares – UFBA
Prof. Robert Daibert Júnior – UFJF
Prof. Volney José Berkenbrock – UFJF
Prof. Francisco Luiz Pereira da Silva Neto – UFPEL
Prof. Cláudio Luís Pereira – UFBA

Resumo:
As mudanças que ocorreram no campo religioso brasileiro nas últimas décadas atingiram profundamente as religiões de matriz africana – a Umbanda e o Candomblé. Entre estas mudanças uma guerra santa deflagrada pelos neopentecostais contra estas religiões tem sido o foco principal das análises sócio-antropológicas que se dedicam, porém, a interpretar os ataques dos neopentecostais. Esta tese tem por objetivo estudar não só as ações dos afro-brasileiros a estes ataques, mas também as demais mudanças que realizam neste universo religioso.
As articulações do movimento negro com estas religiões serão abordadas em uma perspectiva histórica que permitirá comparar as propostas, das diversas fases deste movimento social, para o candomblé e a umbanda, assim como realizar uma comparação com as propostas das federações umbandistas.
Alicerçada em teorias sociológicas da ação e em teorias antropológicas contemporâneas, a pesquisa de campo foi realizada nos terreiros de umbanda e candomblé de Juiz de Fora-MG, no período de 2005 a 2008.
Palavras-chave: umbanda, candomblé, neopentecostalismo