Fechar menu lateral

Defesa Dissertação – 30/07/2009

Título:
A questão do tempo originário revelado pelo jovem Heidegger a partir da faticidade da vida cristã, a despeito da compreensão cotidiana

Mestranda: Carolina Blásio da Silva
Local: Auditório do CPH do ICH
Data: 30/07/2009 às 14:00h

Banca Examinadora:
Prof. Paulo Afonso de Araújo – UFJF
Prof. Ronaldo Duarte da Silva – UFJF
Prof. Frederico Pieper Pires – UMESP

Resumo:
Este trabalho demonstra como Heidegger revela uma nova e mais original concepção de temporalidade a partir das leituras das epístolas paulinas e das confissões de Agostinho, a despeito da forma vulgar de compreensão do tempo, derivada da tradição herdada do pensamento grego. Para isto, percorre-se o desenvolvimento da questão temporal presente na obra de Heidegger em seu período de juventude, em particular as preleções Einleitung in die Phänomenologie der Religion (EPR) e Augustinus und der Neuplatonismus (AN), buscando elementos para analisar a concepção do tempo presente em Sein und Zeit (SZ). No primeiro curso analisado (EPR), Heidegger descobre, pelo estudo da vida dos cristãos descrita nas epístolas paulinas, um modo de como o presente, o passado e o futuro são vividos na experiência fática da vida através de uma decisão carregada de angústia. Em AN, é também revelada uma compreensão do tempo kairológico de Agostinho expressa no décimo livro de Confessiones, embora obscurecida pela adoção de uma concepção neoplatônica. Neste curso, o homem, que tem a particularidade de poder se colocar em questão, necessita viver em uma angustiante e ininterrupta tentação para alcançar a vera vita beata, i. é, Deus, onde é possível perder-se ou salvar-se a cada instante. Seguindo por esta via em SZ, Heidegger busca o fenômeno original da temporalidade para, a partir dele, esclarecer a necessidade e a origem da compreensão vulgar do tempo, onde o Dasein cotidiano conta o seu tempo, nivelando a temporalidade. O tempo autenticamente revela-se, assim, sempre remetido ao futuro como o desdobramento do próprio ser do Dasein em direção a sua possibilidade extrema e indeterminada de sua impossibilidade.
Palavras-chave: tempo, temporalidade, fenomenologia religiosa, jovem Heidegger, Sein und Zeit