Defesa Dissertação – 13/07/2009

Título:
A responsabilidade social e política dos cristãos: história e memória da União Cristã de Estudantes do Brasil (UCEB) entre os anos de 1920 e 1960

Mestrando: Moisés Abdon Coppe
Local: Sala de Apresentação da Casa do Granberyense
Data: 13/07/2009 às 14:00h

Banca Examinadora:
Prof. Zwinglio Mota Dias – UFJF
Prof. Volney José Berkenbrock – UFJF
Profª. Magali do Nascimento Cunha – UMESP

Resumo:
Esta dissertação pretende recriar a história e memória da União Cristã de Estudantes do Brasil, desde seu momento incipiente na cidade de Juiz de Fora, na década de 1920 até seu alijamento do Protestantismo, na década de 1960. Consiste também em analisar as fases deste movimento estudantil brasileiro afiliado à Federação Universal do Movimento de Estudantes Cristãos e seus encontros e desencontros com os aspectos teológicos e sociopolíticos presentes nas igrejas e nas estruturas da nação brasileira. O foco principal refere-se à percepção da piedade, da responsabilidade social e da práxis política, sempre evidentes na singularidade da vida dos estudantes cristãos protestantes que buscaram a revolução social e a renovação teológica.
Palavras-chave: Cristianismo, protestantismo, missão, movimento estudantil, cultura sociopolítica, revolução, renovação, piedade, responsabilidade