Defesa de Tese – 26/05/2009

Título:
Em busca do Dossel Sagrado – a Toca de Assis e as novas sensibilidades religiosas

Doutorando: Rodrigo Portella
Local: Auditório do Centro de Pesquisas em Humanidades do ICH
Data: 26/05/2009 às 10:00h

Banca Examinadora:
Prof. Francisco Luiz Pereira da Silva Neto – UFJF
Prof. Faustino Luiz Couto Teixeira – UFJF
Prof. Volney José Berkenbrock – UFJF
Profª. Cecília Loreto Mariz – UERJ
Profª. Renata de Castro Menezes – UFRJ

Resumo:
A Toca de Assis é uma fraternidade católica de aliança e de vida fundada no Brasil, em 1994, pelo Pe. Roberto José Lettieri. Está a Toca de Assis, grosso modo, no lastro das novas comunidades eclesiais de vida e aliança, surgidas, a maior parte delas, a partir das sensibilidades encontradas no movimento de renovação carismática católico. A tese visa investigar, particularmente, a comunidade de vida vinculada à Fraternidade Toca de Assis, isto é, o Instituto dos Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. O instituto –  de inspiração neofranciscana – tem atraído a adolescentes e jovens que a ele se filiam a partir da consagração religiosa, através dos votos de pobreza, castidade e obediência. Intentando ser uma nova congregação religiosa na Igreja Católica, o instituto, entretanto, tem apresentado características bastante particulares. Dentre elas destacamos: vivência radical da pobreza entre seus membros, que viveriam tão somente de doações e da fé na providência divina; trabalho junto à população em situação de rua, convivendo com ela e a acolhendo em suas casas de apoio; desconfiança e rejeição quanto aos estudos formais e a seus possíveis significados de racionalização; adoração ininterrupta aos elementos eucarísticos expostos; valorização de elementos litúrgicos, estéticos, teológicos e devocionais que representam um modelo de Igreja Católica anterior co Concílio Vaticano II; acesso à liturgia e à vivência religiosa católica através de formas eivadas de características como as da emoção, afeto, e de expressões lúdicas e juvenis. A tese quer visualizar, através da pesquisa de campo e ao aporte das ciências sociais da religião, estas e outras características, e percebê-las como expressões religiosas que acessam memórias e elementos religiosos pré-modernos através de sensibilidades modernas e pós-modernas, em configurações por vezes paradoxais. Finalmente, partindo de uma análise da dialética relação entre secularização e reencantamento, pretende a tese apontar para a busca a um universo de nova totalização católica, ou a um dossel sagrado, que protege e nominiza vidas e mundo na modernidade reflexiva da sociedade de risco, ainda que através de reflexividade e escolhas que conportam, elas mesmas, risco.