Sobre Alteração, Criação ou Exclusão de Disciplina pela CDARA

SEGUIR OS SEGUINTES PASSOS:

1. Preenchimento do Formulário de Criação de Disciplina (CD-01) pelo docente responsável, especificando uma das opções abaixo de proposta:
    1. Criação de Disciplina;
    2. Exclusão de Disciplina da Grade Curricular;
    3. Mudança de Denominação da Disciplina;
    4. Alteração do nº de Créditos da Disciplina;
    5. Alteração de Pré-Requisitos.
  2. Análise da CD-01 pelo Colegiado Administrativo Local do PMBqBM, com o parecer favorável à alteração, criação ou exclusão da disciplina lavrado em ata. Após a aprovação, preencher a CD-01 com a data de anuência e a assinatura da Coordenadora Local.
  3. Encaminhamento da CD-01 e de memorando da Coordenação Local do PMBqBM ao Departamento, onde a disciplina será vinculada, solicitando-lhe a apreciação e a anuência quanto à alteração, exclusão ou vinculação da disciplina ao mesmo.
  4. Recebimento de memorando do Departamento sobre a aprovação da alteração, da exclusão ou da vinculação da disciplina ao mesmo.
  5. Abertura de processo no SIGA requerendo à PROPP a autorização para a alteração, criação ou exclusão da disciplina pela CDARA.
  6. Elaboração de memorando da Coordenação Local do PMBqBM à PROPP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa) solicitando autorização para a alteração, a criação ou a exclusão da disciplina do PMBqBM.
  7. Montagem do processo e envio do mesmo por malote à PROPP, conforme esta sequência:
    1. Capa do Processo;
    2. Memorando da Coordenação do PMBqBM à PROPP;
    3. CD-01 preenchida, incluindo a data da anuência do departamento;
    4. Ata da Reunião do Colegiado Local do PMBqBM aprovando a alteração, a criação ou a exclusão da disciplina;
    5. Memorando da Coordenação do PMBqBM ao Departamento sobre a aprovação da alteração, da criação ou da exclusão da disciplina;
    6. Memorando do Departamento à Coordenação do PMBqBM sobre a anuência da alteração, da criação ou da exclusão da disciplina.
  8. Após esse processo, deve-se acompanhar no SIGA se a alteração, a criação ou a exclusão da disciplina foi efetivada.
  9. MODELO de um processo completo para a criação de disciplina (formato pdf, tamanho 6,3MB)