Fechar menu lateral

Nota de Esclarecimento – Prorrogação de Contagem de Tempo nos Cursos de Mestrado e Doutorado

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

PRORROGAÇÃO DE CONTAGEM DE TEMPO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

 

Assunto: Resolução da UFJF Nº 28/2021-CSPP, de 22 de setembro de 2021 e orientação da Coordenação geral do PMBqBM/SBBq.

 

Como consta na resolução da UFJF Nº 28/2021-CSPP, a contagem de prazos na pós-graduação stricto sensu, para conclusão de curso e defesa, realização de exame de qualificação, trancamento de curso e licença-maternidade, ficou suspensa entre 18 de março de 2020 e 30 de setembro de 2021 para todos os alunos, inclusive para os ingressantes em todo o período da suspensão, sendo retomada a contagem em 1º de outubro de 2021. Dessa forma, essa suspensão durou 1 ano, 6 meses e 12 dias.

 

No retorno da contagem, os prazos serão retomados no estado em que se encontravam no momento da suspensão, sendo restituídos por tempo igual ao que faltava para a sua conclusão.

 

No entanto, seguiremos as orientações da coordenação geral do PMBqBM/SBBq considerando orientações da CAPES da seguinte forma, sendo duas modalidades:

1º – pedido de prorrogação por até 6 meses conforme orientação da CAPES: é automática devendo este pedido por ofício ser feito à coordenação local e deferido em reunião do colegiado LOCAL.

2º – pedido de prorrogação acima de 6 meses e até 1 ano, 6 meses e 12 dias: o pedido em ofício com justificativa deverá ser encaminhado à coordenação local, avaliado pelo colegiado local e, se deferido, encaminhado para nova avaliação pelo colegiado Geral.

 

Para saber os prazos de defesa convencional da dissertação ou tese e da qualificação, peço que consultem por mensagem a secretaria do programa. Mesmo que o estudante já tenha pedido a prorrogação por 6 meses pode solicitar maior prazo desde que obedeça ao item 2 dessa nota.

 

Sendo assim, solicitamos que os orientadores e estudantes que queiram pedir a prorrogação em qualquer das modalidades acima que encaminhem ofício com justificativa e neste ofício esclareçam qual o tempo de prorrogação. Prazo: 60 dias de antecedência considerando os prazos para defesa e qualificação.

 

Governador Valadares, 18 de outubro de 2021

 

A COORDENAÇÃO LOCAL