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Institucional

 

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora representa um dos principais canais de comunicação, diálogo e interlocução entre o cidadão-usuário e os serviços prestados pela Instituição. É o serviço que garante a participação e do controle social, com vista a aprimorar e qualificar continuamente os serviços institucionais. Está, portanto, comprometida com a satisfação das necessidades do cidadão e age com foco na promoção da cidadania e da gestão participativa.

Tem como principal competência atuar como mediadora entre a comunidade interna (alunos, técnicos administrativos e docentes) e externa e os serviços prestados pela instituição. Essa atuação ocorre em conformidade com princípios éticos, da impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade, contraditório, solução pacífica de conflitos e prevalência dos direitos humanos. Suas ações devem estar pautadas no estabelecimento de parcerias internas e externas para que as manifestações sejam tratadas com celeridade, responsabilidade, compromisso e efetividade.

Os serviços da Ouvidoria são executados atentando a parâmetros éticos, com agilidade, independência e autonomia, buscando a solução mais adequada para as questões apresentadas, sempre mantendo informados os cidadãos, sejam eles alunos, professores, funcionários  ou pessoas da comunidade que interagem no seu cotidiano com os serviços prestados pela Universidade, dos resultados alcançados em relação às suas sugestões, críticas ou reclamações.

 

Principais atribuições da Ouvidoria:

  • Organizar os mecanismos e canais de acesso dos interessados à Ouvidoria, mantendo uma relação informal e acolhedora;
  • Receber reclamações, solicitações e sugestões sobre procedimentos e práticas inadequadas ou irregularidades agindo de modo a conduzir os envolvidos a aperfeiçoa-los e corrigi-los pela busca dialogada da intermediação;
  • Manter o sigilo profissional, salvo nos casos em que sua identificação junto aos Órgãos da Universidade seja indispensável para resolução do problema e atendimento ao interessado, com sua prévia  aprovação;
  • Ter registro, classificação ou sistematização das ocorrências, incidentes e soluções de problemas trazidos à sua consideração;
  • Contribuir para a resolução de problemas administrativos ou acadêmicos oferecendo alternativas e informações sobre normas internas vigentes.