Dos 27 produtos analisados, 16 apresentaram pelo menos um tipo de agrotóxico.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promoveu uma pesquisa inédita no país, para avaliar a existência de agrotóxicos em diversos produtos ultraprocessados consumidos pelos brasileiros diariamente. A cartilha Tem veneno nesse pacote apresenta informações importantes pela melhoria das políticas públicas, reforçando as recomendações publicadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, alimentos orgânicos e de base agroecológica.
A cartilha revela resultados da análise de produtos ultraprocessados, dados sobre o consumo de agrotóxico no Brasil e sua relação sobre o modelo de agronegócio em vigor no país, os riscos do consumo de agrotóxico para a saúde pública, meio ambiente e direitos humanos, explica o que é a sindemia global e o que vem sendo feito para cobrar das autoridades, soluções para esses problemas.
A pesquisa analisou 27 produtos divididos em oito categorias: refrigerantes, néctares, bebidas de soja, cereais matinais, salgadinhos, biscoitos de água e sal, biscoitos recheados e pães de trigo. Seis categorias apresentaram resíduos de agrotóxicos, com 16 produtos (59,3%) apresentando pelo menos um tipo de agrotóxico.
Para mais informações, clique aqui para acessar o site do Idec e baixar a cartilha.
Fonte: www.cfn.org.br