De 26 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, 25 obtiveram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso(CPC), sendo 1 o valor mínimo e 5 o máximo. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta, 9.
O curso de Medicina Veterinária, do campus-sede, em Juiz de Fora, e o de Nutrição, do campus avançado de Governador Valadares, alcançaram a nota máxima. Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem; Nutrição, Odontologia; e Engenharias Sanitária e Ambiental, Mecânica, Civil, de Produção; e Elétrica (Energia Integral; Elétrica – Noturno; Robótica e Automação Industrial; Sistema de Potência; Sistemas Eletrônicos; Telecomunicações), todos de Juiz de Fora; além de Farmácia; Fisioterapia; e Medicina; estes de Juiz de Fora e Governador Valadares, conseguiram nota 4. Apenas Odontologia, de Governador Valadares, ficou com conceito 3.
O CPC atribui conceitos aos cursos com base em vários componentes, dentre os quais o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD, que avaliam o desempenho dos alunos e têm maior peso. Há, também, influência da percepção dos estudantes sobre os cursos e a Instituição, o que é extraído das respostas ao questionário do estudante).
“Trata-se da reafirmação da qualidade dos cursos oferecidos pela UFJF, mantida mesmo em um cenário de tanta adversidade para a educação pública no país. Este sucesso deve-se à dedicação e empenho de estudantes e servidores, além do envolvimento de setores diversos da gestão da Universidade, apoiando e acompanhando os cursos para garantir a excelência acadêmica”, ressalta a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.
Nível de excelência
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Gláucia Amaral, comemorou a nota máxima, logo na primeira avaliação da graduação, criada em novembro de 2013. “O resultado conquistado é decorrente de um árduo trabalho de docentes e técnicos do curso, em conjunto com instâncias superiores. Ainda temos muito a crescer, mas a nota 5 nos motiva para a continuidade do trabalho em busca de consolidação. Somos um curso novo, mas com muita garra e potencial para superar os desafios, com o objetivo de possibilitar excelência na formação acadêmica dos nossos alunos.”
A coordenadora do curso de Nutrição, de Governador Valadares, Angélica Cotta, ressalta que o resultado é reflexo do desenvolvimento do campus avançado. “Tirar nota máxima em todos esses indicadores nos coloca entre os melhores cursos de Nutrição do Brasil. Em um momento tão delicado como esse em que vivemos atualmente, esse desempenho indica que, apesar das nossas dificuldades de infraestrutura, e com todas as questões políticas e sociais que nos afetam, conseguimos garantir uma formação de qualidade para nossos estudantes. Sem dúvida, o comprometimento e a competência de cada um dos 37 professores, dos mais de 17 técnico-administrativos envolvidos, direta e indiretamente com o curso e, claro, o empenho e dedicação dos nossos estudantes, refletiram neste importante resultado”.
Evolução
Quatro cursos obtiveram resultado superior à última avaliação. Um de Governador Valadares – Nutrição -, que saiu de 4 para 5; e três de Juiz de Fora: Energia Elétrica – Integral; Enfermagem; e Arquitetura e Urbanismo, que saíram da nota 3 para 4).
Para mais informações clique aqui.
Fonte: www.ufjf.br/noticias