ENANI: estudo aponta para alta em aleitamento materno no país

Ao todo, foram avaliadas 14.505 crianças menores de cinco anos em 123 municípios brasileiros

Os resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) foram divulgados na última sexta-feira (7). Os dados apontam para uma alta para os índices de aleitamento materno no país. Ao todo, foram avaliadas 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020 em 123 municípios brasileiros. O encerramento da coleta de dados foi antecipado devido à pandemia da Covid-19. O inquérito nacional de alimentação e nutrição infantil foi aplicado por questionários, com a realização de avaliação antropométrica e de coleta de sangue de crianças menores de cinco anos para avaliar o estado nutricional.

A pesquisa revelou que 53% das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida. No caso das crianças menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7% e nas menores de quatro meses, 60%.

Na comparação do Enani com inquéritos nacionais anteriores, levando em conta indicadores de amamentação propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o resultado aponta que todos os indicadores melhoraram no Brasil. Ao avaliar os últimos 34 anos, comparando com os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 1986, houve aumento de quase 13 vezes no índice de amamentação exclusiva em crianças menores de 4 meses e de aproximadamente 16 vezes entre crianças menores de 6 meses.

ENANI

O estudo foi encomendado e financiado pela CGAN/DEPROS/SAPS do Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados apresentados sobre aleitamento materno são preliminares. O restante dos resultados do estudo ainda está em fase de consolidação. A pesquisa irá auxiliar na atualização dos indicadores nacionais referentes ao estado nutricional, consumo alimentar e carências nutricionais infantis, além de subsidiar as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.

Para acessar o relatório preliminar do Enani, clique aqui.

Fonte: www.cfn.org.br/noticias