Fechar menu lateral

Campus GV participa de operação do Projeto Rondon no Piauí

1

Férias. Para a maioria das pessoas esta palavra representa descanso. Mas para oito alunas e dois professores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) o período de pausa nas aulas é uma oportunidade para ajudar a melhorar a vida de 4,5 mil moradores de Jatobá do Piauí. A UFJF é uma das 32 instituições de ensino superior a integrar a edição deste ano do Projeto Rondon, batizada de Operação Parnaíba. É a primeira vez que o campus participa da iniciativa. Equipe orienta as crianças sobre os cuidados com a higiene bucal.

 

 

A equipe da UFJF-GV desembarcou no município piauiense no último domingo, 20, e vai permanecer no local – juntamente com membros da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – até o dia 1º de fevereiro, promovendo atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação. As ações são destinadas a gestores municipais, profissionais de educação, saúde, assistência social e lideranças comunitárias.

 

 4

 Participar do Rondon não é novidade para o professor Leandro Cardoso. Há dez anos, como estudante universitário, ele integrou uma outra operação. O sentimento que o fez retornar ao projeto é o mesmo de uma década atrás: “cuidar e olhar o próximo”. Na opinião do professor, para os estudantes a experiência é “uma lição de vida e de cidadania”. Ele explica: “cidadania a partir do momento em que se propõem a  se doar em um trabalho voluntário. Essa é uma das obrigações de um estudante de uma universidade pública federal. E uma lição de vida em cada um dos locais onde passam, em cada abraço que recebem das crianças e em histórias que eles escutam e que, muitas vezes, os abalam emocionalmente”. Já  enquanto docente, Cardoso aponta como principal contribuição a experiência relacionada à gestão “mais voltada para a comunidade.”

 

 

O projeto

Considerado o maior projeto de extensão universitária do Brasil, o Rondon é uma ação do governo federal conduzida pelo Ministério da Defesa, que engloba vários ministérios e conta com a parceria de estados, municípios e líderes comunitários. Os rondonistas – como são chamados os professores e estudantes participantes – desenvolvem ações voltadas para a sustentabilidade e a cidadania. Cada operação recebe um nome. Esta edição foi batizada de Operação Parnaíba em homenagem ao rio que divide os estados do Maranhão e do Piauí.

 

 

O curso de Nutrição no projeto Rodon:

  •  Valorização e aproveitamento integral dos produtos regionais: uma opção econômica e saudável.
    • Público alvo: população e produtores rurais.
    • Objetivos: Valorizar e estimular o consumo de alimentos regionais e demonstrar a prática de receitas a parti6r de partes de alimentos que não são usualmente utilizadas (como casca de banana e casca de abóbora), além de outras formas de consumir os alimentos regionais (como o doce de pequi).

 

  • Prática de higiene durante a fabricacao e manipulação de alimentos
    • Público alvo: produtores rurais, comerciantes e cantineiras.
    • Objetivos: Conscientizar o publico alvo dos perigos relacionados a manipulação inadequada dos alimentos e instrui-los para aplicar as boas práticas de fabricação conforme a Rdc 216.

 

  • “Somos o que comemos “
    • Público alvo: professores, população e profissionais da saúde .
    • Objetivos: Estimular a formação de habitos alimentares saudaveis a partir das recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira e capacita-los na leitura de rótulos.

 

 

Para a discente Gilcimara Costa essa experiência tem motivado transimitir seu conhecimento: “as ações que realizamos deixaram claro pra mim a importância do profissional nutricionista em diferentes áreas, como a educação nutricional ou os aspectos higiênico sanitários da produção de alimentos. As pessoas têm muitas dúvidas e muitas práticas encutidas por falta de conhecimento, mas estavam realmente abertas a discutir, aprender e também a ensinar. A confiança que eles demonstram naquilo que dizemos me deixou muito consciente da nossa responsabilidade. De fato, o Rondon é uma lição, inclusive de autoconfiança. 

 

Já para a discente Ana Luísa Costa o projeto está um sucesso: “Tá sendo realmente alcançado o objetivo do projeto: a troca de conhecimento. Aprendemos muito em todas as ações principalmente com relação aos alimentos regionais, compreendemos a riqueza cultural do Nordeste. Isso só foi possível devido ao interesse da população que nos acolheu de braços abertos. Serei sempre grata ao povo,cidade, equipe e ao professor Leandro pela experiência única.”

 

Equipe participante do projeto:

Professores: Leandro Cardoso (Nutrição) e Meirele Rodrigues (Educação Física)
Estudantes: Amanda Pinho (Odontologia), Ana Luisa Costa (Nutrição), Gilcimara Costa (Nutrição), Junia Marise (Direito), Karen Toledo (Medicina), Luiza Marques (Direito), Sylvania Batista e Silva (Educação Física) e Vivianny Gomes (Educação Física)

 

 

Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/01/24/campus-gv-participa-de-operacao-do-projeto-rondon-no-piaui/