Concertista requisitado e diretor artístico de diversas séries e festivais na Itália, Suíça e Espanha, o italiano Giulio Mercati apresenta-se, nesta terça, 24, em recital de órgão do 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, com transmissão pelo canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube. Realizado durante o FIO – Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, em Portugal, o concerto foi gravado na Igreja Matriz de Ribeirão para apresentação no evento brasileiro, graças à parceria desta edição com o festival português.

Realizado durante o Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (FIO), em Portugal, concerto foi gravado para transmissão no evento brasileiro (Foto: Divulgação)

O Festival de Música Antiga é organizado pela Pró-reitoria de Cultura e pelo Centro Cultural Pró-Música, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e se estende até 30 de novembro, sempre via plataformas virtuais. As transmissões acontecem diariamente a partir das 19h, com palestra do professor de Música da UFJF, Rodolfo Valverde, destinada a fazer uma contextualização histórica dos programas dos concertos. Em seguida, às 20h, as apresentações são transmitidas. 

Durante a apresentação, Mercati utiliza dois órgãos da Matriz – um órgão histórico, de 1874, e outro novo, adquirido em 2018. A valorização do patrimônio orgânico – quer histórico, quer moderno – das paróquias de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso, é um objetivo do FIO, que tem como diretor artístico o cravista ítalo-brasileiro Marco Brescia. O recital de Mercati integrou a semana principal de concertos do festival português.

No programa, composições de Händel, Cabanilles, Scarlatti – executadas no órgão histórico da Matriz de Ribeirão – e de Bach e Krebs – para as quais Mercati utilizou o órgão moderno Klaus. 

O músico
Giulio Mercati é natural de Saronno (Itália) e iniciou seus estudos musicais aos seis anos, através do avô materno, o maestro Lamberto Torrebruno, expoente de uma importante família de músicos. Posteriormente, especializou-se no órgão, em composição e em cravo com maestros de carreira internacional. Músico versátil, é um concertista muito requisitado em nível internacional. 

Como organista e cravista solista, apresentou-se em mais de 20 países, em salas de concerto e catedrais de prestígio, desde a Sala Grande da Filarmônica de São Petersburgo à Catedral de Saint Patrick em Nova York. Mercati é muito ativo como continuísta e instrumentista de tecla junto a diversas formações, entre as quais a Orquestra da Suíça Italiana. Como solista, foi acompanhado por grandes músicos na interpretação dos concertos de Handel, Haydn, Hindemith, Poulenc e Barber, por vezes atuando como maestro. 

É organista titular da Igreja de Santa Maria degli Angioli de Lugano. Gravou pelos selos RTSI, Bottega Discantica e Tactus. É compositor de diversas obras, sobretudo para órgão e coro, tendo algumas delas sido gravadas em disco, lançado em 2019 pela gravadora Tactus, sob o título “Giulio Mercati: Interrogatorio a Maria – Opere Sacre”. 

Em 1996, concluiu “cum laude” o curso de Filosofia, junto à Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano. É um musicólogo aclamado e um conferencista requisitado, além de diretor artístico de diversas séries e festivais na Itália, Suíça e Espanha. É co-fundador e diretor do Curso de Música Litúrgica del Corpus Christi de Lugo (Espanha) e docente de História da Música Sacra, junto à Faculdade de Teologia de Lugano. Mais informações sobre Mercati podem ser acessadas em www.giuliomercati.it.