O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 11, às 17h30, o encontro virtual ” A Pretagogia na Formação da Identidade Negra”. A atividade – que tem como convidada a professora da Universidade Federal do Ceará, Sandra Haydée Petit – acontece no Facebook.
Siga o Anime no Facebook e no Instagram.
O Anime tem coordenação do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. O grupo dedica-se às reflexões e estudos sobre a Educação em interface com a Filosofia Africana e o imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora. Neste mês, as lives do Anime têm como tema “Afrobrasilidades: aspectos da Cultura Africana e Afro-brasileira que compõem a identidade brasileira”.
Confira aqui a programação completa.
Pretagogia
De origem caribenha – pai haitiano e mãe cubana, refugiados políticos que obtiveram a cidadania na Suécia, a professora Sandra Haydée Petit realizou os seus estudos na França. É graduada em Línguas Estrangeiras, mestra e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris VIII. Docente do quadro efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Petit leciona na Faculdade de Educação, na qual também coordena o Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace).
Atualmente, a pesquisadora realiza o pós-doutorado sobre as relações comunitárias fomentadas por valores ético-filosóficos da ancestralidade africana nas práticas das tradições orais, em especial, as múltiplas literaturas orais, as danças coletivas, as festas, folguedos e sociabilidades femininas em eventos tabanka [gênero musical e manifestação cultural de Cabo Verde].
Entre as suas obras, destacamos a acadêmica “Pretagogia: pertencimento, corpo-dança ancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores” e a infanto-juvenil “A extraordinária história do semeador de baobás”.
Saiba mais sobre o Anime:
Escritor Edimilson Pereira participa de live nesta terça, 4
Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades
Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça
Outras informações: julvan.moreira@ufjf.edu.br