O Grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nesta terça-feira, dia 4, mais uma série de encontros virtuais.  Este mês a programação terá como tema “Afrobrasilidades: aspectos da Cultura Africana e Afro-brasileira que compõem a identidade brasileira”.  As lives acontecem sempre às terças-feiras, às 17h30, no Facebook do Anime, com convidados de diversas partes do país.

Siga o Anime no Facebook e no Instagram.

Nesta terça-feira, 4, o convidado do Anime é um dos principais poetas e ensaístas brasileiros da atualidade, o professor titular da Faculdade de Letras da UFJF, Edimilson de Almeida Pereira.  Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Zurique (Alemanha) e pela Sorbonne Université (França), teve como livro de estréia “Dormundo”, publicado em 1985. 

Dentre a extensa obra de Edimilson Pereira, destacam-se as resultantes de pesquisas, “Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso no ritual do Candombe” e “Assim se benze em Minas Gerais: notas sobre a cura através da palavra”. Dentre as de poemas, “Poesia+”; “-E” e “Qvasi”; além de doze títulos de literatura infantil e infanto-juvenil. As produções do docente já foram traduzidas e publicadas na Inglaterra, na Itália, na Espanha, na França, na Alemanha, em Portugal e nos Estados Unidos.

Estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano

O Anime tem coordenação do professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF,  Julvan Moreira de Oliveira. O grupo dedica-se às reflexões e pesquisas sobre a Educação em interface com os estudos da Filosofia Africana e do imaginário africano, desenvolvidos em África e na Diáspora.

Confira aqui mais detalhes sobre a programação completa do Anime em agosto.

Saiba mais sobre o Anime:

Anime realiza série de lives sobre ações afirmativas nas universidades

Anime inicia série de lives sobre africanidades nesta terça

Outras informações:  julvan.moreira@ufjf.edu.br.