A contratação de mais intérpretes ampliará o atendimento das demandas na UFJF (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 5, para o processo seletivo simplificado de contratação de intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras). São ofertadas duas vagas para profissionais autônomos de nível médio, que atuarão, por tempo determinado, no Campus de Juiz de Fora.  Confira o edital completo aqui.

A vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Diaaf, Mylene Cristina Santiago,  explica que a contratação de serviços de tradução e interpretação de Libras irá ampliar o atendimento da UFJF às pessoas surdas, além de ser uma exigência legal. Conforme o Decreto 5626/2005, as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, a essas pessoas, o acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação.

“Dentro da política de inclusão e das leis todos os eventos promovidos pela UFJF devem contar com intérpretes desde que tenham pessoas surdas inscritas. Atualmente, a instituição tem doze profissionais da área, sendo dois contratados temporariamente e dez efetivos”, ressalta Mylene.

A coordenadora do NAI,  Katiuscia Vargas Antunes, acrescenta que a contratação desses dois profissionais ampliará o atendimento às principais demandas por tradução e interpretação no campus de Juiz de Fora. “Com a criação este ano do Núcleo de Intérpretes, vinculado ao NAI, conseguimos otimizar o trabalho desses profissionais na instituição. Antes eles ficavam lotados em locais diferentes e atendiam situações específicas. Quando unificamos, assumimos uma linha de trabalho na qual a prioridade é o aluno em sala de aula. Hoje conseguimos atender a maior parte das demanda por interpretação, mas ainda temos situações descobertas. Por isso, a necessidade de fazermos essas contratações.”

Os interessados em participar do processo seletivo simplificado de contratação de intérpretes e tradutores de Libras devem conferir todas as exigências do edital e realizar inscrição pelo e-mail acoesafirmativas@ufjf.edu.br . A remuneração dos contratados será equivalente ao vencimento básico do cargo de técnico-administrativo em educação, nível de classificação D, nível de capacitação I, padrão de vencimento 1, previsto na Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas