O Fórum de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a primeira reunião ordinária nesta sexta-feira, dia 9, às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus de Juiz de Fora. Instaurada no final do mês de agosto com o objetivo de elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a Universidade, a instância deliberativa é composta por professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da Universidade, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição.
O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, explica que neste encontro serão elaborados o calendário de reuniões e o regimento interno do Fórum. “As representações eleitas dos diversos segmentos definirão também a metodologia de trabalho a ser adotada para a construção dessa política.”
Oliveira destaca a importância do comparecimento de todos os integrantes titulares na atividade. “É uma etapa decisiva e, por conta disso, providenciaremos a participação, por webconferência, dos eleitos no campus de Governador Valadares. Teremos também tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).”
Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. “Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações”, ressalta o diretor.
Saiba mais:
Conferência de Kabengele Munanga abre Fórum de Diversidade
UFJF instaura Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF
Outras informações: (32) 2102-6919 (Diretoria de Ações Afirmativas – Diaaf) / acoesafirmativas@ufjf.edu.br