A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta quarta-feira, 28, a escritora Cristiane Sobral e a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) , Fernanda Felisberto, para a mesa-redonda ‘Literatura afro-brasileira: tecidos femininos, políticos e estéticos’. O evento, aberto ao público, será realizado às 19h, no Anfiteatro da Reitoria, no Campus de Juiz de Fora.
Cristiane Sobral é escritora e atriz. Foi a primeira mulher negra a concluir a graduação em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Artes pela mesma instituição, com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos Cadernos Negros, série dedicada à produção literária de autores afro-brasileiros. Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília, e integra o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.
Já a professora da UFRuralRJ, Fernanda Felisberto, é doutora em Literatura Comparada, mestre em Estudos Africanos e graduada em Letras, pesquisando especialmente as relações raciais e a educação; e as narrativas de mulheres negras, presentes nas literaturas africanas, negro-brasileira, afro-americana e afro-latina.
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFJF Juliana Costa explica que a iniciativa de promoção da mesa-redonda foi de estudantes da pós-graduação. As debatedoras estarão na Universidade para participação em banca de defesa de dissertação. “Foi um esforço coletivo. Aproveitamos a oportunidade para a realização da mesa-redonda. A literatura negra brasileira possui um viés político no combate à desigualdade racial, promovendo discussões acerca da experiência do negro na sociedade brasileira. Quem quiser conhecer um pouco dessa literatura sinta-se convidado a participar.”
Outras informações: jucostaletras@gmail.com