Foto: Géssica Leine/UFJF

Estudantes que tiveram que deixar a família para morarem sozinhos em Juiz de Fora encontrarão apoio nas ações do Programa Fora de Casa (Foto: Géssica Leine)

Criado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), o programa Fora de Casa é uma iniciativa da UFJF que busca expandir, reunir e discutir as questões dos estudantes de fora da cidade. Neste ano, o projeto passa por ampliações em novas frentes de atuação para atender melhor às demandas dos alunos.

Entre as novas atividades previstas, está a realização de um Seminário de Integração direcionado àqueles que tiveram que se mudar para Juiz de Fora a fim de cursar uma faculdade. O evento será no dia 30 de maio, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), com duas opções de horário: o primeiro, às 9h, e o segundo às 15h horas, ambos com previsão de duração de três horas. A intenção é discutir com os estudantes as questões que mais os afligem, como a saudade de casa, as questões práticas do dia a dia de quem mora sozinho, até o seu novo papel perante a sociedade.

Segundo a equipe da Proae, o seminário contará com falas de assistentes sociais, propondo questionamentos como “o que significa ser um estudante em uma universidade pública”; de psicólogos para ajudar os participantes a refletirem sobre os desafios de sua nova realidade e como eles podem lidar com as mudanças; e de pedagogos, com o intuito de auxiliá-los em relação aos estudos.

O público-alvo do encontro são os alunos de todos os cursos que se identifiquem com a situação, sendo calouros ou veteranos. Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao anfiteatro do ICH.

Próximas ações

Outras ações estão sendo pensadas para contribuir para a efetividade do grupo. Entre elas, o Roda Viva, projeto que visa engajar alunos veteranos para auxiliarem na adaptação dos calouros, o Cardápio Cultural, apresentações de música, teatro e dança promovidas pelos próprios alunos e oficinas pedagógicas. O planejamento dessas iniciativas ainda está sendo feito e o seminário funcionará como um projeto piloto para implementação das outras propostas.

O grupo Fora de Casa começou em 2015, quando psicólogos, assistentes sociais e pedagogos da UFJF formaram um grupo de suporte aos alunos de outras cidades que ingressavam na Universidade. Eles se reuniam em encontros semanais nos quais externavam suas dificuldades, dúvidas e conflitos e, consequentemente, um participante cooperava com outro. Em 2016, no entanto, o grupo foi suspenso para rever seu formato, e agora retorna suas atividades com uma concepção mais ampla.

Outras informações: (32) 2102-3777 / 3887 / psicologia.proae@ufjf.edu.br