A partir desta terça-feira, 18, a ciência e os exemplos do nosso cotidiano vão se entrelaçar para mostrar para a comunidade detalhes que fazem parte da nossa rotina e que, embora possam passar despercebidos, carregam em si uma dose de ciência capaz de melhorar nossa saúde e nos alertar sobre nossos hábitos alimentares. A responsável por esse papel será a 5ª Jornada de Divulgação Científica, organizada pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do projeto “Ciência na Praça”.

As atividades do evento se estendem até domingo, 23, e o mesmo é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, traz o tema “Ciência alimentando o Brasil”. Nesta edição, as exposições serão realizadas nas praças Cívica da UFJF e Antônio Carlos, iniciativa que faz parte do “Ciência na Praça”. “A ideia é atender aquele pessoal que estiver passando por ali mesmo e tem interesse em conhecer e entender que a ciência é acessível e está no dia a dia, que ele tem condição de participar do processo científico do país”, comenta o diretor do Centro de Ciências e organizador da jornada, Elói Teixeira.

Palestras abertas ao público

As temáticas tratadas nas exposições e palestras da 5ª Jornada de Divulgação Científica estão voltadas para a alimentação, debatendo questões importantes ligadas à nutrição e aditivos alimentares, por exemplo. “Buscamos promover uma série de discussões que são normalmente apresentadas pela mídia, que as pessoas têm conhecimento mas não têm a oportunidade de debater mais aprofundadamente”, explica Teixeira. As palestras são gratuitas e abertas ao público, necessitando de inscrição prévia através dos telefones (32) 3229-7606 ou (32) 3229-5923.

(Foto: Divulgação)

As temáticas tratadas nas exposições e palestras voltadas para várias facetas da alimentação (Foto: Divulgação)

Quais são os verdadeiros vilões da alimentação?

Com que frequência você vai a fast foods? Sabe a quantidade de calorias que consome a cada vez? O professor Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF) apresenta, na quarta, dia 19, a palestra “Fast food, a bomba calórica: debate baseado no documentário Super Size Me – a dieta do palhaço”. Além de discutir, por meio da física, o significado das calorias consumidas diariamente, o palestrante trará como ponto de partida o documentário Super Size Me (2004), em que o diretor independente Morgan Spurlock se dispôs a seguir, durante 30 dias, uma dieta inteiramente baseada em refeições de fast food

Também no dia 19, às 16h, a professora da Faculdade de Farmácia, Elizabeth Lemos Chicourel conversará com os jovens sobre a alimentação na adolescência e como hábitos ruins podem refletir no futuro. Além de debater sobre os vilões da alimentação hoje em dia, a palestrante também apresentará dados de uma pesquisa feita com crianças e adolescente sobre suas rotinas e irá discutir o papel da família neste processo de educação alimentar.

16134410127_9108e4877e_z

Jornada é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, traz o tema “Ciência alimentando o Brasil” (Foto: Géssica Leine)

O que compõe sua alimentação?

O consumo de alimentos processados é algo comum na rotina das pessoas, mas pensar nos produtos que os compõem e suas consequências para a sociedade ainda não é um hábito. Para debater essas questões, o pós-doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Inovaleite pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o NEEM do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodrigo Stephani, estará presente com a palestra “Aditivos alimentícios: implicações químicas e tecnológicas para a indústria e o consumidor”. A palestra acontecerá no dia 20, às 14h, e seu objetivo é, além de explicar a função desses aditivos, apresentar o seu impacto, quebrando “tabus” que muitas vezes confundem o consumidor.

Mas as letras miúdas dos rótulos de alimentos carregam muitas outras substâncias que podem ser desconhecidas para o consumidor, principalmente pela falta de informação. Na quarta-feira, 19, o professor Carlos Henrique Fonseca (UFJF-Governador Valadares) apresenta, às 14h, a palestra “Riscos Alimentares: principais alimentos envolvidos e novos desafios”. A proposta é causar uma reflexão sobre os cuidados com a saúde a partir da alimentação, levando em consideração as dietas balanceadas e os possíveis riscos de consumo.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Exposição de Ciência e Tecnologia acontece na praça Antônio Carlos, enquanto o Ciclo de Palestras será no Auditório do Instituto Estadual de Educação, localizado na Av. Getúlio Vargas. Nos dias 22 e 23, a exposição continua na Praça Cívica da UFJF.

Confira aqui a programação completa.

Confira o ciclo de palestras:

ciclodeplaestras-630x864-630x864