Além de destacar os produtos que utilizam aditivos alimentícios, a palestra também falará das implicações que eles trazem para a vida dos consumidores, tratando de mitos e verdades relacionados à saúde

O consumo de alimentos processados no dia a dia é um hábito comum, mas nem sempre há a preocupação em entender o modo de produção e a garantia da qualidade e durabilidade desses produtos. Os aditivos alimentares são substâncias que a indústria alimentícia insere em alimentos para mudar sua cor, por exemplo, ou manter ou modificar seus sabores. O uso dos aditivos no Brasil é normatizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visando alcançar o seu efeito tecnológico necessário para a indústria sem oferecer risco à saúde humana — mas, muitas vezes, passam despercebidos no cotidiano dos consumidores.

Para conversar sobre o tema e esclarecer dúvidas, o pós-doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Inovaleite pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o NEEM do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodrigo Stephani, estará presente no evento Ciência na Praça com a palestra “Aditivos alimentícios: implicações químicas e tecnológicas para a indústria e o consumidor”.

O objetivo da palestra é apresentar as funções dos aditivos, para que, por meio da conscientização, o público decida quais desses alimentos podem fazer parte de suas rotinas. “A ideia é mostrar, com exemplos práticos, quais os itens relacionados a esses alimentos e o motivo de eles estarem ali, tanto para a indústria quanto para o consumidor”, comenta Stephani.

“A ideia é mostrar, com exemplos práticos, quais os itens relacionados a esses alimentos e o motivo de eles estarem ali”, comenta o professor Stephani (Foto: Candy.com)

“A ideia é mostrar, com exemplos práticos, quais os itens relacionados a esses alimentos e o motivo de eles estarem ali”, comenta o professor Stephani (Foto: Divulgação/Candy.com)

Dentre os grupos de aditivos mais conhecidos, o palestrante destaca os adoçantes (edulcorantes), corantes, aromatizantes, espessantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. Além de destacar os produtos, Stephani também vai dar ênfase às implicações que eles trazem para a vida dos consumidores, tratando de mitos e verdades relacionados à saúde, principalmente. Outro ponto importante que também será abordado pelo professor é o modo como esses aditivos aparecem nas embalagens dos alimentos, já que em muitos casos as nomenclaturas podem não ser compreendidas de forma clara pelos compradores. A palestra acontecerá no dia 20 de outubro, às 14h, no Auditório do Instituto Estadual de Educação, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1, Centro.

Por que usar aditivos alimentícios?

Para a indústria, os aditivos alimentícios se mostram importantes no processo visando manter a qualidade do produto que é comercializado. A busca por gerar um padrão durante a fabricação surge da necessidade de fornecer alimentos que atendam aos requisitos dos consumidores ao manterem características ligadas à textura, à cor, ao sabor e à durabilidade.

O professor Stephani usou um exemplo simples para explicar de que forma a tecnologia é usada a favor do mercado alimentício: a produção de batatas fritas para as redes de fast food. Desde o plantio até o transporte para a loja, a batata passa por um processo de conservação das características citadas anteriormente, garantindo a satisfação do cliente que irá comprar o produto. Além disso, o próprio óleo em que a batata é frita também recebe aditivos para evitar que ele espirre e cause acidentes de trabalho, por exemplo. Durante a apresentação, Stephani também compartilhará outros casos em que os aditivos têm funções importantes, tanto na rotina dos consumidores quanto para a indústria.

Ciência na praçaCiência na Praça

A palestra integra a programação da 5ª Jornada de Divulgação Científica, que marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e também é composta por uma série de oficinas, oferecidas entre os dias 22 e 23 de outubro. Como parte do projeto “Ciência na Praça”, essas exposições serão realizadas na Praça Cívica da UFJF e na Praça Antônio Carlos, visando aproximar a comunidade geral dos temas tratados. Nas oficinas, os participantes poderão interagir (e até mesmo realizar) os experimentos propostos pelos professores, que irão tratar de assuntos como nutrição, física e química na cozinha, e qualidade do leite.

A participação nas exposições não requer inscrição prévia. Para as palestras, que irão ocorrer Auditório do Instituto Estadual de Educação, as inscrições podem ser feitas no telefone (32) 3229-7606, do Centro de Ciências da UFJF, até o dia 18.

Confira o ciclo de palestras da 5ª Jornada de Divulgação Científica:

ciclodeplaestras

Confira a programação completa da 5ª Jornada de Divulgação Científica neste link.