Equipamento que explica energia eólica através do toque energia eólica foi uma das atrações de hoje (Foto: Alexandre Dornelas)

A ciência nunca esteve tão acessível à comunidade e ao público escolar de Juiz de Fora. Parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da programação da 5ª Jornada de Divulgação Científica, organizada pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto Ciência na Praça veio unir o conhecimento científico ao cotidiano das pessoas que transitarem pelas praças Antônio Carlos e Cívica da UFJF entre esta terça, 18, e domingo, 23 de outubro.

De 8h às 18h, a Exposição de Ciência e Tecnologia ultrapassa o conhecimento teórico da física, química e biologia e propõe atividades mais dinâmicas. “A ideia é que as pessoas possam interagir com os equipamentos, participar e conhecer a ciência de uma outra forma, que não aquela sisuda, mas de uma maneira divertida”, comenta o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira.

Na manhã desta terça, algumas escolas já estiveram presentes para visitar as exposições. Dentre outras atividades, alunos e professores puderam se deparar com uma réplica do sistema digestor que simula a textura dos órgãos e equipamentos da física que explicam os modelos de energia eólica, além de também participar de um experimento químico ao produzirem amoebas – massinhas pegajosas que fazem muito sucesso entre as crianças.

João Pires, ao lado da professora Berenice Trogo, afirma que o “evento é bom porque você tem como estudar melhor e enriquecer o conhecimento” (Foto: Alexandre Dornelas)

“Para a faixa etária dos nosso alunos, isso é muito importante, pois eles estão exercitando o que eles vêem nos livros e os professores explicam na sala de aula”, comenta a professora da Escola Estadual Duarte de Abreu, Berenice Trogo. Seu aluno do terceiro ano, João Victor Pires, de 17 anos, destaca a importância da prática para  o desenvolvimento do estudo teórico. “Desde criança, sempre gostei muito de física, química e ciências em geral. Esse evento é bom porque você tem como estudar melhor e enriquecer o conhecimento”. Além de visitarem as exposições, os alunos das escolas presentes também têm a oportunidade de participar do ciclo de palestras na Escola Normal.

Ciência alimentando o Brasil

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema central a alimentação, trazendo a importância de se conhecer o que, de fato, as pessoas estão consumindo em seu cotidiano, e quais as consequências dessa alimentação para o presente e o futuro. No Ciência na Praça, apresentações foram montadas com o objetivo de expor para os participantes detalhes que às vezes passam despercebidos, como a ação de bebidas alcoólicas no organismo, a relevância da agricultura familiar e a importância de se entender a concentração de amido em alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, principalmente por se tratar de um carboidrato constituído de glicose.

Uma das exposições demonstra visualmente qual a quantidade de substâncias, como o açúcar, que existem em bebidas e alimentos (Foto: Alexandre Dornelas)

Em uma das exposições, uma equipe do curso de Farmácia do campus avançado da UFJF, em Governador Valadares, esteve apresenta as quantidades de açúcar, sódio e gordura que são encontradas em larga escala em alguns alimentos amplamente consumidos pela população. Na mesa, estavam em destaque os refrigerantes, os lanches de fast food e os alimentos congelados comprados em supermercados.

“Viemos mostrar a quantidade de referência, que é o que o Ministério da Saúde indica para consumo diário e a quantidade que vem nesses alimentos”, explica o estudante de Farmácia Lucas Mendes. Dentre os alimentos mais prejudiciais, Lucas destaca o refrigerante, que em uma garrafa de dois litros contém o total de 240 gramas de açúcar.

Além disso, a equipe também trouxe folhetos para ajudar os consumidores a entenderem melhor as informações expostas nos rótulos de produtos e os riscos que podem acompanhar a ingestão de determinados alimentos, como diabetes, hipertensão e alergias.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Exposição de Ciência e Tecnologia acontece na praça Antônio Carlos, enquanto o Ciclo de Palestras será no Auditório do Instituto Estadual de Educação, localizado na Av. Getúlio Vargas. Nos dias 22 e 23, a exposição continua na Praça Cívica da UFJF.