
O evento conta com a participação de Lia Vainer Schucman, pesquisadora reconhecida, no Brasil e no exterior, por seus trabalhos na área das relações étnico-raciais. (Foto: arquivo pessoal)
Estão abertas até esta sexta-feira, 1º, as inscrições para a conferência “Raça e Branquitude no Brasil”’. Promovido pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora, o evento acontece na próxima quinta-feira, 7, das 16h às 19h, no Anfiteatro das Pró Reitorias, com transmissão pelo YouTube, justamente para possibilitar a participação do público de Governador Valadares.
A conferência conta com a presença de Lia Vainer Schucman, pesquisadora reconhecida, no Brasil e no exterior, por seus trabalhos na área das relações étnico-raciais. Doutora em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais da Universidade da Califórnia, Schucman é autora de obras de grande relevância no debate sobre branquitude e racismo estrutural no Brasil, como ‘Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo (2020) e ‘Famílias Interraciais (2022)’, além de organizadora de ‘Branquitude: Diálogos sobre racismo e antirracismo (2023)’.

Para Danielle Teles, evento ajuda a compreender os impactos do racismo na universidade. (Foto: arquivo pessoal)
Segundo a diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Danielle Teles da Cruz, o evento representa “um momento importante para refletirmos, institucionalmente, sobre as dimensões estruturais do racismo e da branquitude, compreendendo seus impactos nas práticas acadêmicas, administravas e nas relações que compõem a vida universitária”.
Haverá emissão de certificado para os participantes.
Para se inscrever, clique aqui.
