Os cerca de 30 adolescentes conheceram as instalações do campus e acompanharam as atividades de alguns cursos. (Imagem: Aloizio Coelho)

Cerca de 30 estudantes do ensino médio deixaram a sala de aula para viver uma experiência inédita nesta sexta-feira, 22: conhecer de perto uma universidade federal. Esses adolescentes, todos da Escola Estadual Maria Garcia Pinto, de Conselheiro Pena, visitaram o Restaurante Universitário, a Clínica-Escola de Fisioterapia, o Centro de Práticas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e o Laboratório de Microbiologia e Parasitologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

A gerente de Graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta, recepcionando os estudantes. (Imagem: Aloizio Coelho)

A visita às instalações representou uma oportunidade para os estudantes conhecerem melhor sobre o local que poderá ser a casa deles muito em breve, caso do Thiago Mendes Pagung, de 16 anos: “Eu tenho perspectiva de fazer o curso de direito da UFJF”.

Geovana Maciel da Silva também pretende estudar no campus, só que na área da saúde. “É uma novidade para nós, que nunca visitamos uma universidade, e é um local onde eu quero, sim, cursar uma graduação. Tenho vontade de fazer educação física ou odontologia”, afirma a estudante de 18 anos.

O Núcleo de Práticas do ICSA também esteve no itinerário da visitação. (Imagem: Aloizio Coelho)

E quem também tem uma quedinha pelos cursos da saúde é Schélida Monise Camilo, de 16 anos. Justamente por isso, o que mais chamou a sua atenção foram as atividades realizadas na unidade São Pedro. “Pudemos visitar o laboratório, a clínica e ter mais contato com essa área”. Apesar da experiência, a estudante do segundo ano conta que ainda está em dúvida sobre qual graduação do campus escolher.

O laboratório de microbiologia foi o espaço que mais chamou a atenção dos estudantes. (Imagem: Aloizio Coelho)

Na avaliação da professora Ohara Lourdes de Souza, responsável pelos estudantes, a experiência foi enriquecedora. “É importante para retratar para os nossos alunos que o futuro está nas mãos deles. Foi uma oportunidade de conhecer a cidade, o campus, a amplitude dos cursos e a qualidade, acima de tudo, porque a universidade federal tem toda essa oportunidade para que eles possam se tornar excelentes profissionais no futuro e auto-realizados, o que é mais importante”.