Um egresso do curso de Ciências Econômicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) publicou um artigo na edição de 2024 da Nature Scientific Reports (Qualis A1).
De autoria de Willian Farias Carvalho Oliveira, o artigo “Estimation of human age using machine learning on panoramic radiographs for Brazilian patients” explora o uso de aprendizado de máquina para estimar a idade de pacientes brasileiros a partir de radiografias panorâmicas, um exame de imagem amplamente utilizado na odontologia e em contextos forenses.
De acordo com o pesquisador que fez graduação na UFJF-GV entre os anos de 2014 e 2018, a estimativa de idade desempenha um papel crucial nas ciências forenses e investigações civis, auxiliando na reconstrução de perfis biológicos em casos de pessoas desaparecidas, na confirmação da idade de jovens infratores e em situações em que documentos pessoais estão indisponíveis. “O estudo desenvolveu um modelo de inteligência artificial, treinado especificamente para a população brasileira, que pode analisar essas radiografias com alta precisão, oferecendo um método não invasivo que pode ser aplicado em investigações forenses, representando um avanço significativo para mapeamentos de perfil mais rápidos e precisos”, afirma.
O pesquisador explica ainda que a publicação do trabalho na Nature evidencia a solidez da pesquisa. “Isso ajuda a fortalecer a credibilidade do pesquisador e mostra que o trabalho tem potencial para fazer a diferença. Além disso, é uma forma de confirmar que o que estamos nos empenhando em desenvolver é valorizado por pessoas que são referência na área, o que é super motivador”.
Após se formar na UFJF-GV, Willian atuou como Analista de Marketing, foi aprovado no programa Trainee de Gestão Pública da empresa Vetor Brasil (atualmente Motriz) onde teve a oportunidade de participar durante quase 2 anos da equipe do Núcleo de Estudos e Estatísticas em Recursos Humanos do Governo do Estado do Espirito Santo, desenvolvendo estudos que embasaram a formulação de várias políticas públicas e auxiliando a transformação digital no Estado.
Atualmente, é cientista de dados da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, onde lidera o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em tecnologias modernas; e cursa o último semestre do Mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Pretendo fazer doutorado pela mesma instituição, visto que os pesquisadores são muito bons e o curso é capes 7”, destacou.