28748212155_5e1de858ca_z

Alunos fizeram da Faefid uma interessante “sala de aula” onde aprenderam um pouco mais sobre os esportes olímpicos (foto: Estela Loth/UFJF)

O Centro Educacional Mundo Encantado esteve nesta quarta-feira, 3, na UFJF para acompanhar os treinos das delegações de atletismo na Faefid. Foram ao todo 56 alunos, entre 9 e 10 anos, do 4º e 5º anos, acompanhados das professoras, que se reuniram nas arquibancadas, trazendo lanches e muito entusiasmo.

Para as crianças, tudo foi uma grande novidade. Elas demonstraram reações admiradas com a corrida dos chineses, modalidade com a qual têm muita afinidade, já que praticam um pouco de atletismo na escola. Como ídolo na modalidade, os estudantes foram quase unânimes na preferência pelo jamaicano Usain Bolt.

“É uma experiência muito boa, poder ver um atleta famoso correndo na nossa frente. É muito legal”, comentou Marcelo Costa, 10, que demonstrou o desejo de praticar corrida com barreiras. Já para Hanna Magalhães, 9, e Thaís Tavares, 10, amantes e praticantes de corrida, o contato com outras línguas é algo curioso.

A professora de educação física, Bianca Gomes, contou que, com as Olimpíadas, tem trabalhado com os alunos algumas modalidades como salto em distância, corrida, e corrida com revezamento, mas a marcha atlética e lançamento de martelo são novidades para eles. Todos se empolgaram assistindo.

Pela pouca idade de seus alunos, Bianca acredita que eles ainda têm muito a aprender sobre a importância dos Jogos Olímpicos. “Por enquanto, eles ainda não têm a noção da grandiosidade das Olimpíadas, quando forem mais velhos, com uns 18 anos, que perceberão como foi importante essa oportunidade que tiveram”.

A professora também ressaltou a importância do esporte na vida escolar, que proporciona o desenvolvimento de coordenação motora e a formação cognitiva, além da melhora na interação com os colegas, aprendizados que refletem também em outras disciplinas escolares. Junto com outros professores, ela pretende ensinar aos alunos a relevância das Olimpíadas para a união dos povos, a multiculturalidade, promoção da paz e quebra de preconceitos.

Crianças fazem cartazes de boa sorte para atletas

28670722931_1957a6f87b_z

Primas receberam o carinho dos atletas depois dos treinos (foto: Estela Loth/UFJF).

Maria Júllia, 8, e a prima, Ana Luiza, 7, que veio de Macaé (RJ) passar as férias em Juiz de Fora, já acompanhavam pela televisão as delegações que treinam na UFJF e hoje vieram assisti-las de perto. A ideia de trazer cartazes de boa sorte, escritos nas línguas de todas as delegações, foi da pequena Ana e sua avó e o feito já trouxe bons resultados. Os poloneses, atraídos pelo cartaz, se empolgaram com a recepção e tiraram fotos com as crianças. Para elas, esta experiência está sendo grandiosa.

“É a primeira vez que eu vejo alguém falando outra língua”, disse Maria Júlia, empolgada. Assistirem salto em altura e salto com vara eram suas maiores expectativas.

As Olimpíadas despertaram o interesse das meninas e da família em procurarem saber mais sobre a cultura desses países que não conheciam. “Elas fizeram pesquisas sobre a população, bandeira, a língua que falam, montaram um caderninho com todos os países que estão aqui para terem uma ideia”, contou a tia, Juliane Machado, que acompanhou as meninas ao lado de Gilberson, pai de Maria Júlia. Também admirada com a diferença entre as culturas, a tia comentou: “É muito interessante você pensar que eles moram no mesmo planeta que a gente e são completamente diferentes, a língua, a cultura.”

Foi a primeira vez que elas tiveram contato com o atletismo e desejam voltar para assistirem mais treinos. Depois dessa experiência única, agora pretendem, além de torcer para os brasileiros, torcer também para os atletas que conheceram, sobretudo os poloneses que foram muito receptivos.