Projetos devem produzir conhecimento aplicado aos seus beneficiários (Foto: Caique Cahon)

Projetos devem produzir conhecimento aplicado aos seus beneficiários (Foto: Caique Cahon)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, pela primeira vez, um edital de extensão em articulação com a pesquisa. O relacionamento dessas duas áreas já era incentivado por agências de fomento e passa, agora, a contar também com o estímulo da própria instituição. Serão aprovadas 16 propostas, que receberão duas bolsas cada, totalizando 32 bolsas ofertadas. Para cada área de conhecimento, serão aprovados dois projetos, um para aplicação em Juiz de Fora e outro para Governador Valadares. O edital pode ser consultado aqui. 

As inscrições começam nesta quarta-feira, 3, e vão até o dia 5 de setembro. Os professores ou técnico-administrativos (com título mínimo de mestre) devem preencher formulário pelo SIGA/Extensão e entregá-lo na Pró-reitoria de Extensão, em Juiz de Fora ou, em Governador Valadares, no setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, na Unidade Univale.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, toda ação de intervenção já pressupõe uma postura investigativa, por isso, é natural a aproximação da extensão e a pesquisa. Como resultado, os projetos contemplados pelo edital poderão produzir conhecimento direcionado aos seus beneficiários em Juiz de Fora e Valadares. “Nosso objetivo é avançar no desenvolvimento da extensão na Universidade por meio da articulação dessas duas dimensões do conhecimento.”

As oito áreas temáticas da extensão previstas pelo edital são: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. As propostas serão julgadas por uma comissão formada por coordenadores de programas e projetos de extensão da UFJF. O resultado final sai no dia 31 de outubro. Os projetos terão duração de 12 meses, com início em novembro de 2016.