A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fez a doação de mais de 10 mil kits de saúde bucal para a Pró-reitoria de Extensão (Proex). O material está sendo encaminhado a iniciativas extensionistas vinculadas aos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Após chamada envolvendo todos os projetos e programas de extensão vigentes na Universidade, foram contempladas mais de trinta ações em JF e GV. Os kits foram montados e doados pela Colgate à Faculdade de Odontologia.
Foi dada prioridade a trabalhos de impacto social diretamente voltados para a atenção com a higiene e a saúde bucal, principalmente em crianças. Projetos com parceiros que realizam ações de conscientização sobre a saúde bucal também foram considerados. Ao final, todas as iniciativas inscritas receberão os kits.
Na avaliação da pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha, ações como essa, em parceria com a Faculdade de Odontologia, representam uma forma de a Universidade se aproximar da comunidade e gerar um impacto positivo no cotidiano das pessoas, além de reforçar a função social da Instituição.
“O papel da Extensão é aproximar a UFJF cada vez mais dos demais segmentos da sociedade. Esse papel é reforçado a cada nova oportunidade que temos de contribuir e colaborar com a comunidade externa. Seguimos buscando continuar o aprimoramento do trabalho da Extensão e dos nossos parceiros externos, sejam eles escolas, associações de bairro e demais coletivos, que fazem um trabalho tão importante junto à população”, destaca Fernanda.
A opinião é compartilhada pelo diretor da Faculdade de Odontologia e responsável pela doação dos kits, Márcio José da Silva Campos. Como aponta o professor, com a ação, a Universidade contribui para o bem-estar da comunidade.
“A distribuição dos kits de higiene bucal entre as diferentes ações de Extensão promovidas pela UFJF auxilia na promoção da saúde bucal das pessoas assistidas, pois, mesmo em casos de ações que não sejam específicas para os cuidados bucais, a distribuição dos artigos possibilita e estimula o cuidado com a higiene”, indica.
Entrega de kits abre nova frente em projeto de extensão
Um dos projetos de extensão que receberam os kits no campus sede foi o Ortodontia ConVida. Por meio da iniciativa, são promovidos atendimentos à comunidade nas clínicas de especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia, com foco em transformar o paciente em agente perceptivo do seu autocuidado e multiplicador de ações de saúde.
A ação existe desde 2018 e agora, a partir da entrega dos kits de higienização bucal, a coordenação do projeto optou pela abertura de uma nova frente de trabalho: a realização de palestras para a instrução de saúde bucal a crianças e responsáveis em creches das redes públicas de ensino estadual e municipal de Juiz de Fora. O projeto recebeu um total de mil kits que serão distribuídos entre as crianças.
Para a coordenadora do Ortodontia ConVida, Ana Carolina Morais Apolônio, a difusão de informação sobre saúde bucal fica mais efetiva junto às crianças, com a entrega do kit. “A criança já pode pôr em prática o que aprendeu naquele momento. Fixa muito mais a instrução técnica que está sendo passada. Elas já assimilam o movimento que tem que ser feito da escovação, o processo de uso do fio dental”, afirma Ana Carolina, que é professora do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.
Outra ação de extensão que recebeu os kits foi o Benefícios Tributários para Pessoas com Doenças Graves, vinculado à Faculdade de Direito. Professores e bolsistas integrantes do projeto realizam ações informativas sobre os benefícios tributários (nas esferas federal, estadual e municipal) que pessoas com doenças graves, como o câncer, têm direito. Entre as atividades realizadas estão palestras e a entrega de folhetos informativos enquanto pessoas com câncer e familiares aguardam atendimento na sede da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), além de vídeos para serem disponibilizados nas redes sociais da entidade.
“A distribuição dos kits de higiene bucal para uma camada da população tão órfã de recursos financeiros, é de extrema importância, já que muitos passam o dia todo realizando o tratamento e nem lembram de levar escova e creme dental para realizarem a higiene bucal após as refeições. Muitos pacientes vêm de outras cidades e não transportam um kit como esse que nós distribuímos”, afirma a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Direito Público Material, Elizabete Rosa de Mello.
A ação extensionista recebeu 500 kits de higiene bucal – 250 foram distribuídos em agosto e a outra metade será concedida aos pacientes em setembro.
No campus avançado de Governador Valadares, também foram doados kits odontológicos a coordenadores e integrantes de ações extensionistas na última semana.