Pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, de branco, durante entrega das doações em GV. (Foto: Gabriella Moura)

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, na última semana, a entrega de mais de 10 mil kits odontológicos a coordenadores e integrantes de projetos de extensão do campus Governador Valadares. O repasse é fruto de iniciativa da pró-reitoria, em parceria com a Faculdade de Odontologia do campus sede, e a Colgate.

“O objetivo é promover uma inter-relação entre projetos e programas dos dois campi; uma troca não somente de saberes e experiências, mas também de recursos. Os kits oferecidos são também usados nos projetos do campus sede, e agora viabilizam ações de educação em saúde para Juiz de Fora e Governador Valadares”, explicou a pró-reitora Ana Lívia Coimbra, em visita ao campus avançado para entrega do material.

Ainda segundo Ana Lívia, iniciativas como essa dialogam diretamente com os anseios das comunidades atendidas pela Universidade. “Quando a UFJF se apresenta, através de um projeto de extensão na área da saúde, por exemplo, a comunidade tem expectativas de que todo o conhecimento produzido na Instituição chegue até ela, através de ações sociais e também com o acesso a serviços diversos. A entrega é simples, mas muito simbólica para representar aos beneficiários dos projetos e programas que a Universidade está presente para trazer melhorias à vida das pessoas”.

E a doação vai fazer a diferença para pelo menos 200 beneficiários do projeto Genemolpop -Divulgação e popularização dos conhecimentos científicos da genética e da biologia molecular na área da saúde. “Vamos organizar evento de extensão em uma escola da rede pública de GV, para crianças e adolescentes de 10 a 12 anos. Vai ser importante para ajudar a treinar os alunos no combate à cárie, apresentar aos estudantes os fatores de risco, fatores herdáveis de predisposição à cárie, e fatores ambientais, bem como as práticas para reduzir a incidência da doença”, explicou a coordenadora do Genemolpop, Cibele Velloso.

A atuação conjunta entre os campi não se limita a iniciativas da saúde: também vão receber 200 kits odontológicos os beneficiários do Núcleo de Estudos e Extensão, Juventude e Socioeducação (Nejus), que atende jovens em cumprimento de medida socioeducativa. De acordo com o estudante voluntário do Nejus, Abner Malcate, os materiais serão repassados para a diretoria da casa de semiliberdade e para o centro socioeducativo da cidade.

Também receberam kits da parceria os seguintes projetos do campus GV:

Iniciação ao Atletismo;
NutriScreen_Pop;
Desenvolvimento motor de Crianças com sinais do Transtorno do Espectro Autista: Avaliação motora e orientação para intervenção multidisciplinar;
Imunologia nas Escolas – Introdução à Ciência;
Atendimento Odontológico de Urgência em odontopediatria;
Sorriso do Amanhã;
Reuse-Banco de Instrumentais Odontológicos;
Endodontia e Reabilitação Oral;
Futebol Base para o Futuro.

Segundo a pró-reitora de Extensão, as entregas serão contabilizadas em um documento norteador da ação. Há expectativa de que novas doações sejam realizadas e ainda mais pessoas sejam beneficiadas pelas ações da UFJF.