
Atividades começam no dia 13 de setembro, com orientações sobre audiodescrição para obras de arte (Foto: Divulgação)
O mês de setembro é marcado pela conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Com o objetivo de proporcionar a capacitação de profissionais e agentes das áreas de Arte e Cultura para a acessibilidade, a Divisão de Ação Educativa do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) promove uma série de minicursos a partir do projeto Pibiart/Procult “Museu inclusivo: acesso e participação”.
Realizadas semanalmente nas manhãs de sábado, a partir de 13 de setembro, as atividades são gratuitas e contam com emissão de certificado. A iniciativa engloba temáticas como audiodescrição, recursos multissensoriais e Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições para cada minicurso serão abertas na segunda-feira anterior a cada um deles, nas redes sociais do Museu, a partir das 14h.

A programação conta também com os cursos de noções básicas de Libras, e de reproduções sensoriais de obras artísticas (Foto: Divulgação)
“Esses minicursos nos permitem compartilhar ferramentas que tornam a arte mais acessível. Ao trabalharmos esses temas, oferecemos subsídios para que outros profissionais da Cultura possam pensar em práticas inclusivas no seu dia a dia”, defende Carmem Mattos, responsável pela Divisão de Ação Educativa. “Este é um movimento de multiplicação: quanto mais pessoas formadas nesse sentido, mais próximos estaremos de uma cultura verdadeiramente aberta e participativa.”
Programação
Audiodescrição para obras de arte
- Data: 13/09, das 9h às 12h
- Vagas: 12
- O que é: Orientações para a escrita de roteiros para audiodescrição de obras artísticas, a partir de trabalhos desenvolvidos no Mamm.
- A atividade é ministrada pela responsável pela Divisão de Ação Educativa do Museu, Carmem Mattos.
Introdução à Libras
- Data: 20/09, das 9h às 12h
- Vagas: 20
- O que é: Noções básicas de Libras, com foco no vocabulário da Arte e da Cultura para acessibilidade comunicacional.
- A atividade é ministrada pela equipe do projeto “Mamm em Libras – Acessibilidade do acervo Murilo Mendes”.
Reproduções sensoriais de obras artísticas
- Data: 27/09, das 9h às 12h
- Vagas: 12
- O que é: Reflexões e práticas sobre recursos multissensoriais para ampliar o acesso às obras de arte.
- A atividade é ministrada pela equipe do projeto “Mediação artística e acessibilidade no Museu de Arte Murilo Mendes”.
Outras informações
producao.mamm@ufjf.br
(32) 2102-3583
