As obras Retrato de Murilo Mendes, pintado por Alberto da Veiga Guignard, e uma gravura de Victor Vasarely ganharam versões táteis (Foto: Leandro Carneiro)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF) inaugura, na próxima sexta-feira, 29 de setembro, às 14 horas, adaptações acessíveis de duas obras de arte da Coleção Murilo Mendes. Tratam-se do Retrato de Murilo Mendes, pintado por Alberto da Veiga Guignard, e de uma gravura de Victor Vasarely. Os recursos multissensoriais ficarão disponíveis no saguão do museu, acompanhados por reproduções das obras em questão, da audiodescrição e de texto de apresentação em braile e para pessoas com baixa visão. “Essa iniciativa representa um passo significativo em nossa missão de promover a acessibilidade e a inclusão no mundo da arte e da cultura”, ressalta o superintendente do Mamm/UFJF, Aloisio Castro.

O projeto Tocar é conhecer, que visa produzir adaptações acessíveis da Coleção Murilo Mendes e de outras obras do acervo do museu, está disposto no Programa de Acessibilidade Universal do Plano Museológico da instituição. “Esse projeto contribui para uma maior compreensão sobre as obras de nosso acervo, os artistas que as produziram e as técnicas utilizadas”, avalia Carmem Mattos, responsável pela Divisão de Ação Educativa do Museu.

Cada obra ganhou duas versões táteis. As adaptações da obra de Guignard, produzidas através de impressão 3D por Igor Marini e Thiago Mascarenhas, sob orientação do superintendente do Mamm/UFJF, trazem detalhes da fisionomia do poeta Murilo Mendes. Já a obra de Victor Vasarely ganhou recursos multissensoriais produzidos pela equipe do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel. O conservador-restaurador Lauro Bohnenberger explica que, para a criação da adaptação acessível, foram utilizados materiais diversos, como papel, madeira, borracha e lixa.

Os recursos multissensoriais são frutos de estudos realizados ao longo do último ano, por meio da realização de versões acessíveis de outras obras do acervo do Museu, como o croquí para a capa do livro “Poemas” de Murilo Mendes, de Ismael Nery, e o trabalho Procura-se, de Magliani.

Superação de barreiras

O lançamento encerra o mês em que é celebrado o Setembro Verde. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela lei nº 13.146/2015, determina que esses indivíduos tenham direito à cultura em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhes garantido o acesso a bens culturais em formato acessível e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais. Para isso, de acordo com tal estatuto, cabe ao poder público “adotar soluções destinadas à eliminação, à redução ou à superação de barreiras para a promoção do acesso a todo patrimônio cultural, observadas as normas de acessibilidade, ambientais e de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional”.

Neste intuito, o Mamm/UFJF tem intensificado suas ações de acessibilidade. Desde 2022, a equipe do museu tem elaborado a audiodescrição de obras de arte em exposição e promovido eventos sobre o tema. Além disso, foram instalados pisos podotáteis, sinalizações internas com em braile e textos em alto contraste e fontes em tamanho grande, e guias para orientação de mobilidade na entrada principal do museu.

De acordo com o superintendente do Museu, essas ações não apenas evidenciam o protagonismo do Mamm/UFJF na vanguarda da acessibilidade cultural em Juiz de Fora, como coadunam com as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Museus, na Lei do Estatuto dos Museus e no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. “Estamos empenhados em garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam desfrutar plenamente da riqueza de nosso acervo musealizado”, conclui Castro.

Serviço

Tocar é conhecer

Inauguração de recursos multissensoriais da Coleção Murilo Mendes

Data: 29 de setembro às 14h

Local: Museu de Arte Murilo Mendes

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790

Entrada gratuita

Outras informações: producao.mamm@ufjf.br e (32) 2102-3583