Debater a questão do preconceito contra as pessoas com deficiência: é o objetivo do Grupo Acinc, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na roda de conversa com o tema “Existe capacitismo na UFJF?”. O encontro acontece na próxima segunda-feira, 22, a partir das 15h, na Sala Paulo Freire da Faculdade de Educação (Faced). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line e haverá emissão de certificado. O evento é gratuito e aberto à comunidade geral.

O Acinc (acrônimo de Pesquisa e Extensão sobre Acessibilidade Curricular e Programa Incluir) é um projeto existente há quatro anos, com atividades voltadas à acessibilidade e à inclusão em educação. Entre as presenças confirmadas no evento estão integrantes do Grupo Acolhe. De acordo com a professora do Departamento de Educação e coordenadora do Acinc, Mylene Santiago, há a expectativa de que o debate promovido pelo evento contribua para a promoção de uma Universidade mais inclusiva.

“Sabemos que a Universidade não é uma bolha e muitas coisas que acontecem na nossa sociedade se reproduzem nesse espaço”, afirma a docente, que destaca a intenção de discutir o tema, levando em conta as acessibilidades “arquitetônica, atitudinal, curricular, metodológica, comunicacional, entre outras,” explica Mylene.

Ainda segundo a coordenadora, estão convidados estudantes com deficiência e demais membros das comunidades acadêmica e externa à Universidade que tenham interesse em discutir a temática da acessibilidade. “A inclusão pertence ao coletivo, a gente só vai ter uma escola em processo de inclusão quando todos se mobilizarem e entenderem o que significam práticas e políticas de inclusão. Além da importância de diversos setores trabalharem conjuntamente.”

Exibição de documentário sobre anticapacitismo

Como forma de fomentar o debate, antes de a roda de conversa ser iniciada, será apresentado o documentário “Anticapacitismo: protagonismo social” (2021), produzido pela TV Justiça. O filme reúne as vivências de pessoas com diversos tipos de deficiência, para discutir a importância de ser anticapacitista. Entre os entrevistados no documentário, está o atleta paralímpico Guilherme Costa, medalha de ouro na natação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

As inscrições para a roda de conversa podem ser feitas, por meio de formulário eletrônico, até o momento do encontro. Ainda de acordo com Mylene Santiago, o preenchimento do questionário com os dados requeridos servirá para garantir a acessibilidade do evento. “Por exemplo, se tiver algum surdo inscrito, vamos conseguir um intérprete para ajudar essa pessoa a participar da discussão. O objetivo é termos condições de oferecer acessibilidade comunicacional a todos”, destaca.

Evento acontece a partir das 15h nesta seguda-feira

Outras informações: