Quatro modalidades de avaliação serão aplicadas em 2024 pelo Inep, para os cursos de ensino superior do país

A Pró-Reitoria Adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação irá promover, entre os dias 12 a 16 de junho, quatro seminários internos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) 2025. Voltado para as coordenações e para os servidores de apoio aos cursos que participam da avaliação, as reuniões vão abordar os principais pontos das normativas publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e como a avaliação se dá no âmbito da UFJF.

O Inep anunciou que, em 2025, serão realizadas quatro modalidades de avaliação dos cursos de ensino superior no país – o Enade, o Enamed e o Enade das Licenciaturas, este último dividido em duas etapas. Elas integram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e vão reunir 35 áreas de conhecimento. Tendo em vista as especificidades de cada modalidade da avaliação, as reuniões foram organizadas da seguinte forma:

  •  dia 10/06 (terça-feira), das 14h às 16h, na sala 41 do prédio do CGCO, para as coordenações dos cursos de bacharelado das áreas de Ciências Sociais, Comunicação e Informação (conforme Rótulo Cine Brasil) do campus Juiz de Fora;
  • dia 11/06 (quarta-feira), das 14h às 16h, pelo Google Meet, para as coordenações dos cursos de bacharelado das áreas de Ciências sociais, Comunicação e Informação (conforme Rótulo Cine Brasil) do campus Governador Valadares;
  • dia 12/06 (quinta-feira), das 14h às 16h, de modo híbrido: para o curso de Medicina JF, na sala da Prosdav, localizada no prédio da Reitoria, e, para o curso de Medicina GV, via Google Meet;
  • dia 16/06 (segunda-feira), das 14h às 16h, na sala 41 do prédio do CGCO, para as coordenações dos cursos de licenciatura que farão o Enade.

Confira a lista de todos os cursos enquadrados automaticamente pelo Inep no Enade 2025

Os convites foram encaminhados para as coordenações por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Nos mesmos processos, também consta uma planilha onde as coordenações deverão confirmar seus dados e a presença das pessoas que representarão o curso no seminário.

Enade – ano 1 do ciclo avaliativo

Enamed

Enade das Licenciaturas – duas modalidades (teórica e prática)

  • Está confirmada a 2ª edição do Enade das Licenciaturas, nos mesmos moldes da edição 2024 (ainda em andamento), mantendo-se as avaliações teórica e prática. A diferença para este ano é que os participantes poderão utilizar seus boletins de desempenho individual em concursos públicos que adotarem a nova Prova Nacional Docente (PND) como forma de ingresso profissional.
  • Na UFJF, participam deste processo os cursos de Licenciatura em: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia e Química.
  • Previsão de aplicação da prova: 26 de outubro
  • Normativas: Portaria MEC Nº 96, de 11 de fevereiro de 2025 – aplicação da Prova Nacional Docente – PND, no âmbito do Programa Mais Professores para o Brasil, de que trata o Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025
  • Portaria nº 315, de 26 de maio de 2025 – Dispõe sobre a Matriz de Referência do componente de Formação Geral Docente, no âmbito do Exame
    Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e da Prova Nacional Docente (PND), a partir da edição 2025. (abre em nova janela)
  • Leia o Edital da Avaliação Prática e outras informações atualizadas na página Enade das Licenciaturas 2025

Inscrições

O processo de inscrição também passa por mudanças. Neste ano, haverá dois períodos distintos:

  • Estudantes concluintes: inscrições em junho de 2025;
  • Estudantes ingressantes: entre setembro e outubro de 2025;

As regras para definição de ingressantes e concluintes seguem as edições anteriores, mas há um novo critério importante para os concluintes: será considerada a integralização da carga horária até 31 de agosto de 2025, o que exige que a instituição presuma a aprovação do estudante nos componentes curriculares até essa data.

Outras mudanças sinalizadas

Também já foi sinalizado que haverá novidades para as provas teóricas, com o aumento do número de questões para o Enade “raiz”: serão 15 de Formação Geral (agora, contextualizadas por área) e 30 de formação específica. As respostas também serão analisadas por uma nova metodologia, a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio da qual a complexidade das questões também será analisada pelo número de acertos, considerando a consistência das respostas em todo o conjunto de perguntas.

De acordo com OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1693878/2025/CGE/CGGI/DAES-INEP, assinado pelo Diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira, “Estas novas ações, que serão implementadas este ano, juntam-se aos processos de aprimoramentos da avaliação do desempenho dos estudantes iniciados em anos anteriores, como o Enade das Licenciaturas e a Avaliação da Prática”.

Dúvidas e outras informações: secretaria.avaliacao@ufjf.br ou 2102-6355.