
César Piva, coordenador geral do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, aborda a produção criativa e o audiovisual do futuro (Foto: Arquivo Pessoal)
Para recepcionar calouros e veteranos, a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, de 22 a 29 de abril, uma semana de boas-vindas com debates, mesas e apresentações de projetos. No primeiro dia, estudantes dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet (RTVI) participam de duas palestras: “Produção criativa e o audiovisual do futuro”, com o coordenador-geral do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, César Piva, e “Na era da hiperconexão: o que nos diferencia?”, com a repórter e apresentadora da TV Integração, Larissa Zimmermann.
O encontro tem como objetivo promover o contato dos estudantes com a atuação profissional e aproximá-los dos desafios e oportunidades da graduação. A palestra “Produção criativa e o audiovisual do futuro” discute o mercado audiovisual como motor da economia criativa e suas relações com educação, tecnologias, turismo cultural e cidades sustentáveis. Abrange ainda a proposta do Polo Audiovisual de Juiz de Fora e seu papel no desenvolvimento regional. O evento acontece no dia 22 de abril, das 10h às 12h, no auditório da Facom.
“A formação para o trabalho criativo no século XXI exige uma abordagem muito mais ampla, flexível e interdisciplinar — um investimento pessoal e coletivo, permanente e ao longo da vida. Estamos vivendo uma era marcada pela transformação digital, por mudanças sociais rápidas, inovações constantes e uma economia cada vez mais baseada no conhecimento e na criatividade. Um novo mundo que exige processos educativos dotados de competências socioemocionais e associados à prática de arranjos criativos e produtivos locais portadores de futuros”, afirma Piva.

Larissa Zimmermann, repórter e apresentadora da TV Integração, faz palestra sobre o que diferencia o jornalismo na era da hiperconexão (Foto: Arquivo Pessoal)
Hiperconexões
Já a palestra “Na era da hiperconexão: o que nos diferencia?” acontece no mesmo dia, das 19h às 21h. O tema aborda a constante conexão digital, que tem transformado não apenas as relações e comportamentos, mas também a forma como a informação é produzida e consumida, em um cenário no qual o jornalismo disputa a atenção com algoritmos, desinformação e sobrecarga de dados.
“Para mim, o jornalismo é como um farol no meio da escuridão que, muitas vezes, nos é imposta pelo excesso de informação. Ser jornalista vai além de relatar fatos: é ajudar o público a compreender uma situação, é aproximar, envolver e promover a inclusão social. Nosso papel é apurar e verificar informações. Com tanta gente dando opinião sobre tudo, o jornalismo é ouro”, afirma Larissa.
Compartilhamento
A atividade faz parte da programação de recepção aos calouros e veteranos da Faculdade, organizada pelo Diretório Acadêmico Vladimir Herzog (DAVH), em parceria com as coordenações dos cursos de Jornalismo e RTVI. De acordo com o coordenador-geral do DAVH, Eduardo Laurent, por entender a importância do acolhimento nos primeiros momentos da vida universitária, o coletivo realiza uma recepção unificada com os demais projetos, resultando em uma programação extensa e construída por muitas mãos. “De mesas acadêmicas a calouradas, os aprovados nos cursos de Jornalismo (noturno) e Rádio, TV e Internet terão uma introdução completa às vivências e possibilidades da Facom e da UFJF”, ressalta.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Ana Paula Dessupoio, destaca a presença de profissionais atuantes no mercado, reforçando o compromisso do curso com práticas contemporâneas da profissão. “No âmbito do ensino, amplia a formação dos estudantes a partir do contato com experiências concretas do campo jornalístico. No campo da pesquisa, estimula o debate crítico sobre os desafios e transformações da área. E, na extensão, promove a articulação entre universidade e sociedade, aproximando os futuros jornalistas das dinâmicas do mercado e da prática profissional”, explica. “Além disso, iniciativas como esta reafirmam o papel da universidade na formação de profissionais comprometidos e preparados para atuar com responsabilidade social nos diversos contextos da comunicação.”
De acordo com a coordenadora do curso de RTVI, Janaína Nunes, a parceria com o DAVH é fundamental para informar os estudantes, acolhê-los e integrá-los às atividades e perspectivas do curso — tanto enquanto graduação quanto em relação ao mercado de trabalho. “A Facom tem uma história de ex-alunos que se tornaram grandes produtores audiovisuais, e essa oportunidade de fazer com que os atuais alunos pensem, desde o primeiro período, sobre o mercado é algo muito necessário para a formação.”
Programação
As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Os demais eventos da programação podem ser conferidos na página da Faculdade de Comunicação.
Confira a programação completa.
Outras informações
Faculdade de Comunicação
Instagram Curso Jornalismo
Instagram Curso RTVI
Instagram DAVH