Calouros receberam as boas-vindas do reitor e informações úteis sobre a vida acadêmica (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor Marcus David, junto da equipe de pró-reitores e diretores, deu as boas-vindas, nessa segunda-feira, 11, aos calouros do primeiro semestre de 2016. Os cerca de 200 estudantes que estiveram no evento, realizado no Anfiteatro de Estudos Sociais, puderam conhecer um pouco mais sobre as atribuições dos setores ligados diretamente à vida acadêmica, assim como as oportunidades oferecidas pela instituição.

Esses cursos não são de graça, são caros e exigem um alto investimento de quem paga – a sociedade brasileira. Marcus David

“Estamos muito orgulhosos por vocês terem escolhido a UFJF”, disse David, que compartilhou com os alunos a grande responsabilidade de retornar para a sociedade o investimento feito na formação deles. “Esses cursos não são de graça, são caros e exigem um alto investimento de quem paga – a sociedade brasileira.” Finalizou o discurso dizendo ser possível conciliar essa responsabilidade com seriedade, mas ao mesmo tempo curtindo a vida universitária.

Cacáudio e

Cacáudio e Carlos Fernando tocaram clássicos do samba e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos (Foto: Alexandre Dornelas)

Os membros da equipe enfatizaram que o aprendizado dentro da Universidade deve ultrapassar a sala de aula e citaram as bolsas de treinamento profissional e de monitoria, os projetos de iniciação científica e de extensão, os cursos de línguas e o intercâmbio como possibilidades de ampliação da formação. Pelo menu do Portal do Estudante os novos alunos podem entender mais sobre essas oportunidades.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, anunciou que o setor já está preparando a divulgação dos termos da seleção para as bolsas e auxílios destinados aos novos alunos com vulnerabilidade socioeconômica. Segundo ele, as políticas de apoio estudantil serão elaboradas com a participação dos alunos. “Esta é a pró-reitoria do acolhimento, do diálogo. Ela é nossa.”

O Coral da UFJF também se apresentou aos calouros (Foto: Alexandre Dornelas)

A caloura do Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design, Verônica Hjorth, está confiante na escolha do curso, que permite explorar diversos campos da arte. “O campus é lindo e os professores são muito bons.” “Existe uma impressão de que universidade pública é desorganizada, mas, aqui não. Estou achando tudo bastante organizado e a recepção foi importante para conhecermos as oportunidades e os setores.”

O evento terminou com a apresentação musical de Carlos Fernando e Cacáudio, professores da instituição, e do Coral da UFJF.