A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), captou R$980 mil pelo Programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica das Instituição. O Programa tradicionalmente investe na aquisição e atualização de equipamentos, criando condições adequadas para a realização de pesquisas de alta qualidade e a formação de pessoal qualificado.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Faria, comemora os ganhos institucionais das aquisições. (Carolina de Paula/UFJF)

A Propp consultou todos os programas de pós-graduação (PPGs) da UFJF, a fim de identificar demandas coletivas que pudessem ser atendidas com a aquisição de equipamentos de uso comum e compartilhado. “Pretendemos melhorar o desempenho dos estudantes envolvidos nos programas; sendo assim, distribuímos de maneira a beneficiar a maior parte dos PPGs, atendendo a diferentes unidades acadêmicas com equipamentos de uso coletivo”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Faria. A decisão está de acordo com um dos princípios do Programa Pró-Equipamentos, que é o de fomentar a colaboração entre as diferentes áreas da pós-graduação, otimizando o uso dos recursos disponibilizados.

Serão adquiridos sistemas completos de videoconferência para atender à demanda da pós-graduação por atividades remotas ou híbridas, como defesas de teses e dissertações e outros eventos acadêmicos. Os sistemas serão instalados nas faculdades de Comunicação e de Letras, atendendo aos PPGs de Linguística e de Letras; e no Instituto de Ciências Humanas (ICH), com benefícios para os programas de História, Psicologia, Geografia e Ciências Sociais. A Propp prevê ainda a aquisição de outras centrais de webconferência para viabilizar a expansão do ensino híbrido na pós-graduação após a regulamentação local, seguindo as recomendações e critérios da Capes.

Também está no projeto o atendimento a demandas de ativação e melhoria dos laboratórios dos PPGs de Odontologia e Geografia. “Vamos atender também espaços da UFJF que possuem equipamentos de refrigeração, mas que precisam de manutenção contínua para o funcionamento adequado. Serão adquiridos sistemas de refrigeração robustos para o CBR (Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal) e para o PPG de Modelagem Computacional.”

O laboratório multiusuário Repesq, destinado a processar, gerenciar e armazenar dados, coordenado pelo PPG de Ciências da Computação, terá mais uma GPU Datacenter para computadores de processamento de dados mais potentes. Já os PPGs de Educação Física e da Administração serão contemplados com computadores de maior desempenho. O programa em Biodiversidade, que utiliza equipamento laboratorial, vai receber câmeras para microscópios, enquanto o PPG de Ciências Farmacêuticas será beneficiado com a compra de nobreaks para grandes equipamentos da Central Analítica da Faculdade de Farmácia.

A Propp vai adquirir ainda rotores para ultracentrífugas e acessórios para o citômetro de fluxo para atender ao Laboratório Integrado de Pesquisa no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), além de um sistema de compressores para o PPG de Química, com o objetivo de garantir a manutenção de um de seus maiores equipamentos em operação.

A pró-reitora adjunta Isabel Leite destaca que, de uma forma geral, os equipamentos vão permitir aos pesquisadores e estudantes o acesso a uma tecnologia que potencializa o desenvolvimento científico de qualidade, além de melhores condições de trabalho e o fortalecimento de parcerias em âmbito nacional e internacional. “Quando estabelecemos, por exemplo, uma comunicação por videoconferência de boa qualidade, você permite a troca de saberes e informações de pesquisa fundamentais para uma produção científica robusta e de impacto”, reforça.