A criação dos cursos de mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado no último dia 20 de dezembro. A previsão é que os cursos comecem a ser ofertados em 2025.
A aprovação se deu após análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), órgão interno da Capes. Entre as atribuições do CTC-ES está propor critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Capes no âmbito do ensino superior.
A proposta aprovada para os cursos de mestrado e doutorado têm a área de concentração “Território, Projeto e Sociedade” e duas linhas de pesquisa: “Paisagem, ambiente e cidade” e “Edificação, espaço e lugar”. O corpo docente é composto por 11 professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau), dois da Faculdade de Engenharia e um do Departamento de Geociências. Há, ainda, a presença de docente colaboradora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Para o coordenador da proposta e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Klaus Chaves Alberto, a aprovação dos cursos representa um salto de qualidade para a unidade acadêmica. “A pós-graduação, frequentemente, demonstra a maturidade das graduações. É um caminho natural. Nós conseguimos o melhor resultado, que foi uma aprovação ao mesmo tempo de mestrado e de doutorado”, destacou.