A campanha foi organizada por estudantes e professores de duas disciplinas do curso de Administração.

Uma iniciativa de estudantes e professores do curso de Administração do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) destinou 1220 fraldas e 40 litros de sabonete líquido para a Casa Dona Zulmira, instituição da cidade que abriga homens e mulheres idosos. Os itens foram arrecadados por meio da campanha ‘Que tal doar?’, realizada via Instagram ao longo de todo o mês de agosto. A entrega aconteceu nesta sexta-feira, 13, e contou com um momento de confraternização entre a equipe e os moradores da entidade.

Sob a coordenação dos professores Solange Riveli e Alcielis Neto, os 27 estudantes das disciplinas de administração mercadológica e vivências empreendedoras criaram conteúdos para sensibilizar as pessoas sobre o envelhecimento e, ainda, sobre as necessidades dos internos da Casa Dona Zulmira. As postagens tiveram mais de 16 mil visualizações nos últimos 30 dias e alcançaram mais de 3 mil usuários do Instagram.

Essa é a terceira campanha organizada por Riveli no âmbito da disciplina que ministra. Em 2022, as doações beneficiaram o Abrigo Esperança e, em 2023, o Lar dos Velhinhos. A docente explica que esse tipo de atividade foi pensada “para que os alunos pudessem extrapolar os muros da UFJF e tivessem uma experiência extensionista na organização de uma campanha”. Na avaliação de Riveli, os estudantes foram “empáticos, cooperativos e habilidosos”, aliando teoria e prática e surpreendendo os coordenadores da ação.

Além de receber as doações, os idosos ainda confraternização com os responsáveis pela campanha.

A discente Eloiza Moreira de Oliveira também destaca os benefícios da campanha para o seu futuro profissional. “Acredito que a iniciativa agrega tanto na nossa formação quanto na matéria, pois mostra como usar os ensinamentos de administração mercadológica em uma situação real”. Além disso, segundo ela, esses benefícios extrapolam o ambiente acadêmico, ao mostrar “um lado mais humano de como as doações podem fazer a diferença na vida das pessoas.”