O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta segunda-feira, 1º, uma reunião para debater a recomposição do calendário acadêmico após o fim da greve dos docentes. Apesar de a proposta inicial da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) sugerir o início das aulas para esta quarta-feira, 3, após a reunião, os conselheiros votaram e decidiram que as aulas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, incluindo o curso de Odontologia em GV, começarão em 15 de julho. A decisão foi aprovada por 38 conselheiros, enquanto 35 votaram pelo retorno das aulas em 8 de julho e 7 optaram pelo dia 3 de julho. A previsão é de que as aulas da recomposição do primeiro semestre 2024 terminem no mês de outubro.
Devido à falta de quórum, uma nova reunião extraordinária será convocada para discutir os calendários de 2023 e 2024 específicos dos cursos de saúde. São eles: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia no campus de Juiz de Fora, e Farmácia, Medicina e Nutrição no campus de Governador Valadares. A data da próxima reunião será apresentada em breve.
Além da votação sobre o início das aulas, foi deliberado que serão incluídas novamente no calendário acadêmico questões relacionadas aos seguintes temas: inscrição para a colação de grau, solicitação de dispensa e trancamento das disciplinas. Estas questões serão definidas pela Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara).