O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu na última quarta-feira, 12, em reunião ordinária para a deliberação de pautas e discussão de outros assuntos relacionados à instituição. Os trabalhos foram abertos pela reitora, Girlene Alves, que fez a apresentação do Relatório da Comissão de Alocação de Vagas Docentes da UFJF, obtido pela Universidade junto ao Ministério da Educação (MEC). O relator do documento foi o pró-reitor de Planejamento, Eduardo Condé. Após a apresentação do relatório, o tema voltará a ser debatido na próxima reunião do Consu, marcada para a próxima segunda-feira, 24. 

Também foi apresentado projeto de conclusão das obras do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF), que irá receber recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal. Serão destinados mais de R$ 170 milhões de reais na construção do Bloco E. 

Leia mais: HU-UFJF recebe R$ 179 mi em recursos do Novo PAC.

Foi aprovada por unanimidade a indicação de permanência por mais 365 dias do servidor José Alexandre da Silva para o cargo de auditor-chefe da UFJF. O Consu também deliberou pela autorização do afastamento da reitora para realização de viagem internacional entre os dias 16 e 22 de junho de 2024. Na ocasião, Girlene Alves irá atuar como representante da UFJF no evento “2ª Missão Juntos pelo Direito de Aprender”, em Lisboa, Portugal.

O Conselho Superior também deliberou favoravelmente em relação às indicações de novos integrantes para o Conselho Curador da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e o  Conselho Curador da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), órgão suplementar da UFJF. O Consu também confirmou indicação das professoras Sandra Mariz Negrini e Suely Duque Rodarte para o Conselho Gestor do CAEd. As docentes são especialistas na área de avaliação e gestão educacional. 

Também foram deliberados as indicações, pelo Conselho Superior, de novos Conselheiros para o Conselho Curador da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), outros dois membros para compor o Conselho Curador da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd) e a indicação realizada e aprovada pelo Conselho Gestor do CAEd das docentes Sandra Mariz Negrini e Suely Duque Rodarte, especialistas na área de avaliação e gestão educacional para compor o Conselho Gestor do CAEd (órgão suplementar da UFJF).