Show tem origem em álbum de João Cavalcanti em homenagem a Dona Ivone Lara (Foto: Léo Aversa)

Como parte das comemorações dos 95 anos do Cine-Theatro Central, o multifacetado astro da música brasileira, João Cavalcanti, realiza seu show “Ivone Rara”, trazendo aos juiz-foranos um repertório em reverência a Dona Ivone Lara, que faria 100 anos em 2022. Compositor, instrumentista, cantor, arranjador, produtor e jornalista, ele interpreta 15 músicas assinadas pela saudosa Dama do Samba em parceria com Delcio Carvalho, Hélio dos Santos, Luiz Carlos da Vila e Bruno Castro. O show tem entrada franca mediante convites distribuídos por sorteio, e acontece no sábado, 6, às 20h.

A gênese da apresentação está no primeiro álbum solo de João Cavalcanti, intitulado “Ivone rara – 100 anos da Dona do Samba”, disponível nos aplicativos de música. A ideia é trazer uma nova perspectiva sobre a arquitetura melódica da compositora, com diferentes encadeamentos sobre um trabalho que já está inscrito na história da música brasileira, especialmente o samba.

Nesse tributo a Dona Ivone Lara, a abertura se dá com “Alguém me avisou”, entrelaçada a “Menino brasileiro”, passando por “Sem cavaco não”, “Enredo do meu samba”, “Dizer não pro adeus” e “Adeus à solidão”. Para fazer crescer essa nova narrativa, o artista explica que criou uma colcha de retalhos que entrelaça canções em forma de suítes.

As suítes aparecem não apenas em função da formação instrumental, que remete a um concerto, mas também para ajudar a contar essa história nova que ele quer apresentar. É o caso da “Suíte voz”, que sublinha a faceta do intérprete em sua profissão-missão de cantar, agrupando “Canto do meu viver”, “Sereia Guiomar”, “O trovador”, “Nasci pra sonhar e cantar”.

A “Suíte Romântica”, que integra o programa, reúne o lirismo perfeito da melodia de “Coração, Por Que Choras?” com as conhecidas “Liberdade” e “Minha Verdade”; e a “Suíte Esperança”, que aponta para um futuro mais humanizado e afetuoso, com “Samba de Roda Pra Salvador” e os clássicos “Acreditar” e “Sonho Meu”.

Entre as músicas escolhidas, estão ainda verdadeiras obras-primas como “Tendência”, “Alvorecer” e “Mas Quem Disse Que Eu te Esqueço”, além de outras menos conhecidas do público, como “Doces recordações”, “Resignação” e “Nos Combates Desta Vida”, todas gravadas pela própria autora em seu disco de 1985.

Tão interessantes quanto o repertório são a instrumentação, os arranjos e a sonoridade do show. As atuações de Janaina Salles (violoncelo), Claudia Elizeu (piano), Marcelo Caldi (sanfona) e Ana (violino) dividem o protagonismo com o canto de João Cavalcanti, passando ao longe das obviedades ao encarar as criações de uma compositora ligada ao samba.

 Repertório

  1. Alguém Me Avisou ( Dona Ivone Lara) / Menino Brasileiro (Dona Ivone Lara/Rildo Hora)
  2. Canto do Meu Viver (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho) / Sereia Guiomar (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  3. O Trovador (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  4. Nasci Pra Sonhar e Cantar (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  5. Nos Combates Dessa Vida (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  6. Sem Cavaco Não (Dona Ivone Lara/Mano Décio da Viola) / Enredo do Meu Samba (Dona Ivone Lara/Jorge Aragão)
  7. Doces Recordações (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  8. Tendência (Dona Ivone Lara/Jorge Aragão)
  9. Coração, Por Que Choras? (Dona Ivone Lara) / Liberdade (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho) / Minha Verdade (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  10. Resignação (Dona Ivone Lara/Hélio dos Santos)
  11. Dizer Não Pro Adeus (Dona Ivone Lara/Luiz Carlos da Vila/Bruno Castro) / Adeus à Solidão (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  12. Alvorecer (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  13. Samba de Roda Pra Salvador (Dona Ivone Lara) / Acreditar (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  14. Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho)
  15. Mas Quem Disse Que Eu te Esqueço (Dona Ivone Lara/Hermínio Bello de Carvalho)

Ficha técnica

João Cavalcanti: voz

Janaína Salles: violoncelo

Claudia Elizeu: piano

Marcelo Caldi: sanfona

Ana Rebouças: violino

Direção Artística e Produção Musical: João Cavalcanti

Direção Musical e Arranjos: Marcelo Caldi

Direção de Produção e Gerência de Projeto: Renata Grecco

Produção Executiva: Guete Oliveira

Ingressos

O show tem entrada franca mediante convites distribuídos por sorteio no decorrer da semana. A comunidade da UFJF pode acompanhar o resultado pelo Siga laranja e a comunidade externa precisa preencher um formulário Google para concorrer.

Outras informações: Página do Cine-Theatro Central no Instagram