Galeria inaugurada no sábado, 23, reúne 27 obras de Angelo Bigi (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) inaugurou a Galeria Angelo Bigi na manhã do último sábado, 23, no Cine-Theatro Central. Estão à mostra 27 obras do artista ítalo-brasileiro reunidas pelo arquiteto Antônio Carlos Duarte em um acervo doado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto presta homenagem ao responsável pelas pinturas parietais que decoram o teatro inaugurado em 1929 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1994 – mesmo ano em que o Cine-Theatro Central foi incorporado pela Universidade. 

A abertura da galeria contou a realização de uma visita técnica. Houve, ainda, o lançamento do catálogo da exposição, com detalhes da vida e da obra do pintor, a partir de uma linha do tempo que revela a trajetória do artista desde sua chegada ao Brasil, em 1907. 

A coleção engloba um lote de 38 pinturas de cavalete, aquarelas sobre papel, óleos sobre tela e sobre madeira, focando paisagens, casarios, naturezas-mortas e marinhas, além de um retrato que dá destaque a Dom Quixote de La Mancha, o personagem criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, a quem Angelo Bigi dedicava especial admiração.

Antônio Carlos Duarte reuniu acervo ao longo de quase três décadas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

As peças foram reunidas pelo arquiteto Antônio Carlos Duarte ao longo de quase três décadas de pesquisa e procura em leilões, feiras de antiguidades, antiquários e galerias de arte. O primeiro quadro foi adquirido no Rio de Janeiro em 1995. Desde então, o número de peças foi crescendo em qualidade e quantidade até chegar a um lote expressivo o bastante para integrar a galeria. Em 2020, foi assinado o termo de doação do acervo para a UFJF. Presente na inauguração, o arquiteto demonstrou sua satisfação com a abertura do novo espaço. 

“Hoje, finalmente temos essa galeria instalada. Eu acredito que essa galeria acrescenta os valores que o Angelo tinha. É um enriquecimento cultural para a Universidade Federal de Juiz de Fora e também para a cidade”, acredita Antônio Carlos Duarte. 

Cine-Theatro Central faz 95 anos em 2024

Também presente na cerimônia, o reitor da UFJF, Marcus David, destacou os 95 anos da inauguração do Cine-Theatro Central, a serem completados em 30 de março de 2024. Marcus David destacou ainda, os 30 anos da aquisição do prédio pelo Governo do Presidente Itamar Franco, com a contribuição do ex-ministro da Educação, professor Murílio de Avellar Hingel, ex-professor da Universidade. Segundo o reitor, com a abertura da nova galeria, a UFJF demonstra mais uma vez seu apoio e valorização à cultura de Juiz de Fora e região.

Marcus David destacou os 95 anos de inauguração do Central, que serão celebrados em 2024 (Foto: Carolina de Paula)

“É um momento muito especial para nós. Agora, neste teatro que já é frequentado pela população, nós reservamos espaço para esse importante acervo do Angelo Bigi, o que também irá propiciar à comunidade o acesso a esse acervo de artes plásticas da maior qualidade”. 

De acordo com a pró-reitora de Cultura, Valéria de Faria Cristofaro, é uma alegria presenciar a Galeria Angelo Bigi ocupando seu espaço de direito, abrigando um acervo pictórico em plena sintonia com o Cine-Theatro Central, um dos patrimônios históricos e artísticos mais importantes, não apenas da UFJF, mas de todo o país.

“Hoje é uma data muito especial, por nós esperada há alguns anos e para a qual vimos trabalhando com enorme dedicação. Com a abertura da Galeria Angelo Bigi, conseguimos, finalmente, concretizar um projeto que vem sendo gestado desde as comemorações dos 90 anos do Cine-Theatro Central, em 2019. Esta nova galeria de arte, em local tão privilegiado, tem o mérito de apresentar ao público pinturas pouco conhecidas na cidade e em outros estados em que o artista trabalhou.”

Valéria Faria (à direita): “projeto gestado desde 2019”. À esquerda, a vice-reitora, Girlene Alves, e o reitor, Marcus David (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para o diretor do Cine-Theatro Central, Luiz Cláudio (Cacáudio) Ribeiro, a galeria “engrandece ainda mais o teatro, que é um espaço de contemplação belíssima”. Ainda segundo Cacáudio, a presença do acervo “vai estimular a população a visitar o espaço e ter outros pontos de vista daqui.” 

Angelo Bigi

Angelo Bigi nasceu em Roma, na Itália, em 18 de setembro de 1887. Em 1907, desembarca em Juiz de Fora, atraído pelo desenvolvimento industrial e cultural da Manchester Mineira, sede de uma colônia italiana onde se destacava a próspera Companhia Pantaleone Arcuri & Spinelli, com quem Bigi firma uma parceria constante. Teve seu primeiro trabalho reconhecido em 1918, na Associação Comercial de Juiz de Fora, onde apresentou uma de suas pinturas. Na obra, se destacam suas alegorias do Comércio, da Indústria e da Agricultura.

Além disso, Bigi realizou pinturas ornamentais e artísticas internas no Cine-Theatro Central, com destaque para a decoração do amplo vão do teto sobre a plateia – trabalho que contou com a participação e auxílio dos pintores Heitor de Alencar e Carlos Gonçalves, e realizado entre 1928 e 1929.

O artista faleceu em 1953, em Juiz de Fora. Em 1982, obras de sua autoria foram integradas à exposição “Mestres Pintores Juiz-Foranos”, aberta na antiga Reitoria da UFJF, local que atualmente sedia o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). 

Espaço aberto à visitação

A Galeria Angelo Bigi está aberta à visitação de forma gratuita. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para agendar visita guiada, basta fazer contato pelo e-mail cinetheatrocentral@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-6330. É necessário informar dia e horário desejados e número de visitantes.

Outras informações:

Cine-Theatro Central

Pró-Reitoria de Cultura (Procult)