Sediada pelo Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF) e com entrada franca para o público do projeto Cinemamm, a mostra de cinema francês “Philippe Vallois: Cartografias do desejo” integra a programação do evento “Agosto Multicor”, realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a finalidade de dar visibilidade à pluralidade, valorizando a diversidade de gênero.

As sessões acontecem a partir de hoje e até sexta-feira, com a exibição de cinco filmes realizados pelo cineasta francês. A abertura acontece logo mais, às 19 horas, com “Johan”, de 1976, com duração de 1h21m. O evento de abertura conta com a presença do cineasta francês Philippe Vallois, que vem diretamente para Juiz de Fora participar da mostra de cinema. Para amanhã, está previsto, no mesmo horário, “Nós somos um só homem”, de 1979, com 1h31m de duração. Ambos são longas-metragens com indicação para maiores de 18 anos.

Quinta-feira, traz “Halterofilia: A serpente arco-íris”, de 1983.  Com exibição às 19 horas, a obra tem 1h30m de duração, sendo imprópria para menores de 18 anos. Com curadoria de Bruno Hilário, “Philippe Vallois: Cartografias do desejo” é um dos pontos altos do “Agosto Multicor”, sendo a Embaixada Francesa no Brasil e a Fundação Clóvis Salgado parceiros para as exibições.

No último dia da mostra, sexta-feira, serão apresentados os dois filmes: Johan – Segredos de Filmagem e Paris à Noite: República Bastilha. No primeiro, graças à sua coleção de material pessoal, Philippe Vallois nos conta a história de Johan, filme inspirado em seu amado; que, em 1975, foi considerado o primeiro filme de autor gay francês. Na segunda obra da noite, Yves Mourousi e a atriz Evelyne Dress nos mostram o bairro République Bastille à noite em meados dos anos 1970.

Poética especial

Nascido em Bordeaux, França, Philippe Vallois completa 74 anos no próximo dia 27 de agosto. Considerado um idealista em ação, é visto como o mais importante cineasta do cenário LGBTQIAPN+ francês, sendo a ele atribuído o primeiro filme gay realizado em seu país de origem e datado de 1976. Visionário, assina uma série de outras produções multiculturais, com curtas e médias-metragens marcados por uma poética própria, de caráter experimental e provocante.

Adido de cooperação e de ação cultural da Embaixada da França no Brasil, Vincent Nédélec fala da importância da mostra neste momento, além de ressaltar Vallois como fundamental na construção da cultura LGBTQIAPN+ atual. “Ao mapear a sensibilidade presente na obra do artista, esta mostra tece um espaço comum para que possamos conhecer suas fontes de inspiração e o ineditismo de sua trajetória cinematográfica”, assinala.

Segundo Nédélec, Vallois se posiciona estratégica e historicamente ao abordar a homossexualidade em um período ainda hostil, caracterizado pela vivência da sexualidade às escondidas. “No esteio da retomada das atividades presenciais, a vinda do cineasta a Belo Horizonte e a Juiz de Fora ressalta o nosso compromisso com o livre debate de ideias, bem como a promoção e o respeito à diversidade, em suas variadas expressões artísticas”, observa.

Para o secretário de Turismo da Prefeitura, Marcelo do Carmo, esse momento integra Juiz de Fora a outros olhares, ressignificando a diversidade. Ele acrescenta que as parcerias realizadas para a concretização da mostra são de suma importância para a Prefeitura de Juiz de Fora, pois representam a aproximação entre e Embaixada da França no Brasil; a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado; e a Aliança Francesa – Juiz de Fora.

“Poder exibir parte da filmografia do cineasta Philippe Vallois, que aborda com profundidade questões de gênero e de identidade, em meio a um programa que se intitula Agosto Multicor, reitera o papel da cultura como vetor de desenvolvimento e de inclusão social”, conclui.

Programação

16/08 – Terça-feira

19h – Johan (Philippe Vallois, FRA, 1976) | 18 anos | 1h21

17/08 – Quarta – feira

19h – Nós Somos um Só Homem (Nous étions un seul homme, Philippe Vallois, FRA, 1979) | 18 anos | 1h31

18/08 – Quinta-feira

19h – Halterofilia: A Serpente Arco-Íris (Haltéroflic, Philippe Vallois, FRA, 1983) | 18 anos | 1h30

19/08 – Sexta-feira

19h – Johan – Segredos de Filmagem (Johan – Secrets du tournage, Philippe Vallois, FRA, 2006) | 18 anos | 27min

Paris à Noite: República Bastilha (Paris by Night: Republiqué Bastille, Philippe Vallois, EUA, 1976) | 14 anos | 26min